Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: Projeto “Trem é Turismo” começa a ser implantado neste mês em Paraguaçu
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
Será lançado no dia 29 de agosto em Paraguaçu Paulista o Projeto Trem é Turismo, desenvolvido pela Associação Brasileira das Operadoras de ...
Será lançado no dia 29 de agosto em Paraguaçu Paulista o Projeto Trem é Turismo, desenvolvido pela Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC), em parceria com o SEBRAE Nacional e com a Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista, com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Paraguaçu Paulista.
A iniciativa, que será desenvolvida com foco no Trem Turístico e Cultural Moita Bonita, contempla, além de Paraguaçu, outros 23 trens turísticos em operação em 11 estados do Brasil, entre eles o Trem do Corcovado no Rio de Janeiro, o Trem do Forró em Pernambuco, o Trem das Montanhas Capixabas no Espírito Santo, a Maria Fumaça Ouro Preto – Mariana, a Maria Fumaça São João Del Rei - Tiradentes em Minas Gerais, o Trem da Serra do Mar Paranaense Curitiba – Moretes e o Trem do Vinho, no Rio Grande do Sul.
O projeto “Trem é Turismo” tem como objetivo trabalhar as principais necessidades de aprimoramentos da governança, da cultura, da cooperação e do acesso ao mercado das micro e pequenas empresas do entorno dessas viagens turísticas, ampliando o volume de negócios realizados por esses empreendimentos através do crescimento de fluxo de turistas e usuários desses atrativos.
Trata-se também de um amplo programa de apoio à melhoria da competitividade dos operadores dos trens e dos micro e pequenos empreendimentos que atuam no seu entorno, através de ações de capacitação empresarial (oficinas e consultorias) e de acesso ao mercado (plano de marketing, divulgação e promoção).
O público alvo deste projeto é composto por empreendedores individuais dos segmentos de meios de hospedagem, alimentação fora do lar, comércio varejista, serviços, artesanato, entretenimento e outras atividades da Estância Turística.
O Trem Turístico Moita Bonita conta com diversos segmentos em seu entorno, entre eles hotéis, restaurantes, lanchonetes, pizzarias, bares, sorveteria, postos de gasolina, taxistas, agência de turismo, locadora de veículos, artesanato, Associação Comercial, padarias, Colégio Agrícola, alimentação do lar (Quituteiras), Oficina de Tear, pesqueiros e os moradores do distrito de Sapezal.
O projeto terá duração de 18 meses, contando a partir do mês de agosto de 2014. Para tanto, o SEBRAE Nacional disponibilizará um consultor para orientação técnica na execução das atividades de fortalecimento da governança, oferecendo 30 horas de serviços de consultoria, com trabalho de campo, visitação a operadora do trem turístico e a alguns micro e pequenos empreendimentos no entorno, a fim de levantar informações e elaborar um diagnóstico preliminar da situação vigente naquela operação turística.
O Departamento Municipal de Turismo e a Associação Comercial e Empresarial coordenarão as ações com o objetivo de mobilizar os empreendedores e as micro e pequenas empresas, divulgando o projeto.
Para participação é necessário o preenchimento do Cadastro do Participante que estará disponível no site da Prefeitura Municipal – www.eparaguacu.sp.gov.br e os impressos dos cadastros podem ser solicitados no Departamento Municipal de Turismo, pelo telefone 3361-6165 ou na Associação Comercial e Empresarial. O cadastramento pode ser realizado até esta quarta-feira, dia 20 de agosto.
No período de 25 a 29 de agosto, será realizado o diagnostico situacional dos atrativos, com visita técnica nos pontos e segmentos turísticos. No dia 29 acontece o lançamento do Projeto Trem é Turismo, com a presença de diversas autoridades e no dia 30 um passeio dos empresários participantes e consultores do SEBRAE com o Trem Turístico Moita Bonita marcará o inicio do projeto no município.
 

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top