Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: Estrada de Ferro Oeste de Minas comemora 133 anos de operação
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
  Ferroviários aposentados e da ativa participaram, nesta quinta-feira (28), do evento em comemoração aos 133 anos da inauguração d...


 
Ferroviários aposentados e da ativa participaram, nesta quinta-feira (28), do evento em comemoração aos 133 anos da inauguração da Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM). Com familiares, eles puderam aproveitar um passeio gratuito na tradicional Maria-Fumaça que liga São João del-Rei a Tiradentes. Cerca de 480 pessoas embarcaram nas duas viagens oferecidas pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).

A locomotiva partiu de São João de-Rei durante a manhã e no início da tarde. Aos 86 anos, Luiz Gonzaga aproveitou a oportunidade para relembrar as histórias da época em que era maquinista. “Foram mais de três décadas viajando pelos trilhos em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Estou matando um pouco da saudade junto com minha família. Tenho muitos amigos aqui”, disse o aposentado.
Um dos filhos do ex-maquinista trabalha na ferrovia há 28 anos. Giovanni Cardoso é técnico em mecânica e, atualmente, integra a equipe de trens turísticos em São João del-Rei. “Minha infância ficou marcada pelos passeios que fazia com meu pai. Eu entrava nas locomotivas perguntando sobre tudo. Sempre tive curiosidade e paixão pelas máquinas”, conta o ferroviário.
Desde 2001, a FCA é responsável pela manutenção e operação do complexo que inclui as estações de São João del-Rei e Tiradentes, além do Museu Ferroviário. Somente no ano passado, 136 mil turistas visitaram a estrutura histórica.

Maria-Fumaça
A Maria-Fumaça que faz o trajeto entre São João del-Rei e Tiradentes é uma das poucas locomotivas a vapor no mundo que ainda rodam em bitola de 76 cm. A composição, com capacidade para transportar até 280 passageiros, passa por 13 quilômetros da antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM).
A rota foi inaugurada em 1881 por D. Pedro II, cruzando fazendas centenárias, rios, montanhas e estações que preservam a arquitetura do século XIX. No trajeto é possível avistar o Rio das Mortes, palco da Guerra dos Emboabas (1707-1709), e a Serra de São José, área de preservação ambiental também conhecida como Serra de Tiradentes. Atualmente, a Maria-Fumaça circula às sextas-feiras, sábados, domingos e feriados, com duas saídas de São João e duas de Tiradentes.



Complexo Ferroviário da Estrada de Ferro Oeste de Minas
A estação de São João del-Rei é uma atração à parte. O prédio, também construído no século XIX, mantém características da arquitetura britânica e suas paredes exalam história. Na estação, funciona o Museu Ferroviário, inaugurado em 1981, ano do centenário da Estrada de Ferro Oeste de Minas. O acervo reúne equipamentos, peças, painéis didáticos e fotografias que contam a história da ferrovia no Brasil e na região.

Também são expostas a EFOM nº 1, primeira locomotiva da ferrovia, e um vagão de luxo utilizado para uso da administração, construído nas oficinas da EFOM em 1912. Em São João del-Rei, anexo à estação também existem oficinas de manutenção. Pela riqueza de materiais, o Complexo Ferroviário da Estrada de Ferro Oeste de Minas é um dos maiores do Brasil.


Fonte: Burson-Marsteller - Corporate Communications
Publicada em:: 29/08/2014

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top