Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: Ex-alunos do Centro de Formação Ferroviária de Jaboatão farão encontro em março
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
  Uma grande festa marcará o 3º Encontro dos Ex-Alunos do Centro de Formação Profissional de Jaboatão (CFPJ), no dia 22 de março deste an...
 
Uma grande festa marcará o 3º Encontro dos Ex-Alunos do Centro de Formação Profissional de Jaboatão (CFPJ), no dia 22 de março deste ano, no antigo prédio do Centro, na cidade de Jaboatão, na Região Metropolitana do Recife. A ideia, de acordo com os organizadores, é resgatar o convívio entre os estudantes, professores, funcionários e amigos que passaram pela escola e manter viva a memória ferroviária, já que o Centro foi responsável pela formação de milhares de profissionais que trabalham nas estradas de ferro, principalmente na CBTU em todo o Brasil.
Os interessados em se confraternizar no dia 22 de março de 2014 deverão entrar em contato com os organizadores através do facebook, CFPJ/SENAI (RFFSA) em Jaboatão ou dos telefones de Romilson Bezerra (81- 84188504) e Inaldo Ciríaco (83- 91111648). O encontro será realizado a partir das 14h. Podem participar Ex-Alunos, Professores, Funcionários e Amigos do CFPJ.
Um pouco de história - A Escola Técnica e Profissional de Jaboatão surgiu na época da antiga Great Western, em 1941, quando a empresa era administrada pelo engenheiro Manoel de Azevedo Leão que percebeu a necessidade de qualificação profissional para os operários das ferrovias.
Por sediar as Oficinas de reparos e consertos de trens e as Vilas Operárias, a cidade de Jaboatão foi escolhida para sediar a escola de educação básica (Escola Souza Brandão) e de Escola Profissional Ferroviária Benvenuto Lubambo que começou a funcionar em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e acomodava 69 alunos.
Alguns anos depois a escola passou a chamar-se Centro de Formação Profissional e era destinada preferencialmente a formação de filhos dos ferroviários. Em 1996, acompanhando o declínio da ferrovia, o Centro foi fechado.
Sua reabertura ocorreu em 2010 com a inauguração da Escola Técnica Estadual (ETE), com dois cursos profissionalizantes.
(Texto “Um pouco de história” foi baseado nas informações originais escritas por James Davidson -http://jaboataodosguararapes.blogspot.com.br/2010/09/escola-tecnica-de-jaboatao-centro.html)

Fonte: IMPRENSA CBTU- JOÃO PESSOA
Publicada em:: 13/02/2014

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top