Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: Alaf inaugura sede no Brasil para fortalecer sistema ferroviário da América Latina
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
  O transporte sobre trilhos realizado no Brasil e em toda a América Latina está mais integrado desde a última sexta-feira (14). A Asso...
 
O transporte sobre trilhos realizado no Brasil e em toda a América Latina está mais integrado desde a última sexta-feira (14). A Associação Latinoamericana de Ferrocarriles (Alaf) inaugurou, na sede da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), em Brasília, o seu escritório em solo brasileiro. O evento é considerado um marco muito importante para as duas entidades.
A Alaf conta com empresas e entidades associadas da Argentina, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Paraguai, Uruguai, Guatemala e Venezuela. O principal objetivo das instituições é ampliar o intercâmbio de experiências e informações sobre o transporte ferroviário na América Latina, além de discutir formas de resolver os gargalos e problemas que afetam o sistema sobre trilhos nos países latinoamericanos.
Para o presidente-executivo da ANTF, Rodrigo Vilaça, a parceria com a Alaf representa um avanço dentro do planejamento estratégico da ANTF. “O Brasil é um país grande, globalizado, desenvolvido. Se queremos melhorar a nossa infraestrutura, temos que buscar referências e integração entre os governos em prol do sistema como um todo”, afirmou.
O presidente da Alaf, José Villafañe, destacou que os governos da América Latina, inclusive o brasileiro, estão tomando consciência da importância da recuperação do sistema ferroviário para o desenvolvimento do transporte. “A integração com o Brasil é uma conquista muito significativa para a entidade, um sonho que pensávamos ser impossível de se realizar”, disse à Agência CNT de Notícias.
O representante da Alaf no Brasil será o executivo Jean Pejo. Segundo ele, os recentes anúncios de que o governo brasileiro pretende investir em ferrovias vai ao encontro da realidade latinoamericana. “Vivemos um momento muito parecido no que diz respeito à questão da infraestrutura. Nosso escritório terá a missão de fazer um intercâmbio de ideias e troca de tecnologias”, contou Pejo.
Também participaram da inauguração o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate, e representantes do Ministério dos Transportes, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da Valec e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Fonte: CNT
Publicada em:: 17/02/2014

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top