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Title: CARROS DO ECO 92 DESCOBERTOS EM MACAIA ABANDONADOS...
Author: CFVV
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Há alguns anos atras foi notícia nacional em cadeia pela Rede Globo de Televisão, a descoberta aqui mesmo na região de Lavras, mas precisame...
Há alguns anos atras foi notícia nacional em cadeia pela Rede Globo de Televisão, a descoberta aqui mesmo na região de Lavras, mas precisamente em Macaia. De Carros do Trem Eco 92. Eles estavam jogados, ja pilhados sem as pias de Aço inóx que foram roubadas, piso de mármore todo danificado, Estofamento das poltronas rasgados por vândalos entre uma série de outros fatos que nos entristecem e nos faz chorar... O Brasil se escandalizou com as cenas chocantes do descaso, despreparo e irresponsável de nossos governantes na época.
Onde será que foram parar estes carros?
É uma pergunta que não quer calar...
Será que foram reaproveitados afinal, ou foram simplesmente tirados daqui para apodrecer em outro pátio esquecido das autoridades brasileiras, alguém tem uma resposta?
Jornalista da Globo no decorrer de sua Matéria...
a Reporter Sobre os vagões...

Houve a participação de Paulo henrique do Nascimento
do Movimento Nacional Amigos do Trem... que fez denuncia!
ACIDENTE -
“O trem parou porque houve um acidente com as chuvas em março de 96, em que a ferrovia ficou interrompida. Houve também a privatização da FCA e quando quisemos reativar a ferrovia, não havia contrato para transportar passageiros, só carga!
OBS: Na verdade Havia... Mas era um desencontro de informações e um pouco ocultação destas informações, por parte da operadora, que mais tarde vieram a tona e tornaram possível a volta de muitos trens, e ainda acontece em todo o Brasil. Era a Resolução da ANTT nº. 359 de 26/11/03 e do Contrato de Concessão de transporte público ferroviário celebrado entre a União, por intermédio do Ministério dos Transportes (MT) e a Empresa FERROVIA CENTRO ATLÂNTICA (FCA), no dia 28/11/1996, em sua Cláusula Nona, item 9.1, Inciso XX, onde é claro o termo que permite a passagem de dois pares de trens de passageiros por dia e de acordo com o Decreto n° 1.832, de 4 de março de 1996, que aprova o Regulamento dos Transportes Ferroviários. O seu artigo 34 é incisivo ao prever: “Os trens de passageiros terão prioridade de circulação sobre os demais, exceto os de socorro”. Sendo que o controle de tráfego ferroviário ficará a cargo da FCA". Obviamente que o contrário disto é quebra contratual!

RESGATE
O trem da Mata Atlântica fazia parte do programa denominado “Um passeio de trem no coração da Mata Atlântica”, que iniciou em 1992, ano da Eco 92. As atrações era o visual dos 46 quilômetros de subida da Serra, que começava do pátio da ferrovia em Angra dos Reis até a estação do Alto da Serra, em Lídice. “No trajeto os turistas se deslumbravam com as belezas naturais”, como afirmou Oliveira. Conhecmdor do percurso, Oliveira disse que no roteiro o trem passava por 15 túneis, pontes construídas em pedras, cachoeiras e partes intactas da Mata Atlântica.
“Eram 660 metros de altura, de onde se podia deslumbrar a Baía da Ribeira. Quando o tempo nublava e o trem passava tínhamos a sensação de passear entre as nuvens”, detalhou Oliveira.
Segundo Oliveira, nesse período o trem chegou a transportar 154 mil passageiros, com passeio que saía de Angra às 10horas e retornava às 16h30min, aos sábados, domingos e feriados. O trem turístico transportava até 200 passageiros por viagem, e ainda havia um restaurante a bordo. Segundo Oliveira, em valores atuais, as passagens custavam R$80,00 por pessoa. A viagem contava ainda com guias especializados que durante o percurso contavam as estórias sobre os trilhos e a ecologia.
“A característica principal era que, como é uma região de montanha e o trem era virado lá em cima, quem subia sentado do lado direito voltava do lado esquerdo. Assim os passageiros sempre viam as atrações dos dois lados da estrada, como as cachoeiras”, lembrou.
Segundo Oliveira o trajeto turístico já foi matéria de vários jornais, inclusive internacionais, como foi publicado pela revista americana “Times”, como um dos roteiros turísticos mais interessantes no Brasil. “Chegamos a sair na contra capa da revista Times. Na Eco 92, tivemos inclusive que colocar muitos trens em horários extras para atender a demanda de turistas estrangeiros. Chegamos a trafegar durante 27 dias no mês”, contou Oliveira, ressaltando ainda que o trem empregava diretamente 47 pessoas.

Pois é senhores leitores e colaboradores do CFVV, se não lutarmos juntos, todos empenhados para a volta do trem, eles apodrecerão nos pátios sombrios por este Brasil afora....
Saudações Ferroviaristas;


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