CFVV CFVV Author
Title: Lapa receberá R$ 19,9 milhões para o restauro das Es­­tações da Lapa e Lavrinha.
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
O município da Lapa (PR) a 64 quilômetros de Curitiba já pode comemorar uma conquista de grande porte no ano em que completa 120 anos da c...

O município da Lapa (PR) a 64 quilômetros de Curitiba já pode comemorar uma conquista de grande porte no ano em que completa 120 anos da chegada do trem na cidade ( novembro de 1891). Foi oficialmente anunciado pelo Superintendente do IPHAN- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - SR-Pr - Arquiteto José Lapastina, que foram contemplados os projetos de recuperação das estações de Lapa e Lavrinha ( localidade do interior do município). A conquista vai muito além das obras, comemora Márcio Assad, coordenador do MPF- Movimento de Preservação Ferroviária da Lapa pois o IPHAN , também dispõe de acervo histórico para a montagem do ambiente ferroviário de época, que dará aos prédios a
ambientação cultural necessária para a visitação de lapeanos e turistas. Assad revela também os próximos passos do projeto do MPF, que é a implantação do Projeto Lapa-Lavrinha, um passeio turístico entre as duas estações, resgatando a tradição lapeana do turismo férreo, já que a cidade, em projeto conjunto com municípios de Santa Catarina, é pioneira na modalidade em termos de Brasil.
O fato da Lapa ter sido eleita Capital Brasileira da Cultura em 2011 e estarmos completando 120 anos da chegada do trem na Lapa, potencializam essa conquista histórica e de grande repercussão, para a cultura, turismo e preservação do patrimônio histórico ferroviário. Finaliza Assad.

Viva a Lapa, pois ela merece!
Nas fotos - Uma chegada de trem na Lapa no início do século passado e a Maria Fumacinha, um dos símbolos da cidade mais fotografados, por visitantes e turistas.
Fonte Marcio Assad

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top