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Title: BH assina convênio com a FCA/Vale
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04/03/2011 - Abifer A prefeitura de Belo Horizonte (PBH) assinou ontem convênio com a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), controlada pela Vale...

04/03/2011 - Abifer
A prefeitura de Belo Horizonte (PBH) assinou ontem convênio com a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), controlada pela Vale, para a execução das obras de duplicação dos 8,3 quilômetros do ramal ferroviário do Horto, na região Leste da Capital, até General Carneiro, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O investimento total será de R$ 138 milhões, segundo afirmou o diretor de implantação de projetos da Vale, Ivan Montenegro.
"Trata-se de uma obrigação da Vale, que está fazendo todo o projeto e vai cuidar das obras. Faltam ainda algumas liberações em Sabará e estamos buscando a assinatura do convênio com a prefeitura do município. Assim que isso ocorrer, os trabalhos irão começar", afirmou.
Segundo Montenegro, o prazo de execução dos trabalhos é de 30 meses. "Já temos a empresa contratada e as obras podem começar a qualquer momento", ressaltou. Ele explicou ainda que as obras serão realizadas com o menor prejuízo possível para o funcionamento da rede ferroviária. "Elas irão ocorrer ao mesmo tempo e a via continuará funcionando."
Além da duplicação do ramal ferroviário, a FCA também fará investimentos para melhorias urbanas na Capital.
Segundo informou o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, serão destinados R$ 20 milhões, a título de compensação, a serem aplicados em infraestrutura urbana, beneficiando aproximadamente 400 famílias dos dez bairros que estão localizados no entorno do trecho da via.
Serão instalados viadutos, passarelas e pavimentação de ruas. Além da remoção e transferência do campo de futebol do bairro Pompeia. "Trata-se de uma obra muito importante para a economia não só de Belo Horizonte, mas para a macrologística do país, já que a ferrovia liga os portos ao interior do Brasil", afirmou.
Pelo trecho trafegam 28 trens por dia, com cargas da FCA, Vale (Ferrovia Vitória a Minas) e MRS Logística. São transportados minério de ferro, grãos diversos, produtos siderúrgicos, combustíveis e cimento.
A Vale também firmou ontem compromisso com a PBH para revitalização do Centro Cultural do bairro Santa Tereza. De acordo com o secretário de Serviços Urbanos, Pier Geórgio Senesi Filho, o projeto executivo do novo centro já está pronto e as obras devem começar em breve.
"A licitação para contratação da empresa responsável pelas obras deve ser aberta o mais rápido possível. Acreditamos que dentro de um prazo de no máximo 90 dias os trabalhos possam ter início", afirmou.
Superterminal - A FCA também já confirmou que construirá um "superterminal" de cargas em Araguari, no Triângulo Mineiro. A companhia vem investindo na expansão e construção de pátios, além da ampliação da frota em meio ao aquecimento das exportações de commodities agrícolas.
A ferrovia não revelou detalhes, mas o Executivo daquele município já afirmou que o terminal será o maior da companhia e contará com uma área de aproximadamente 670 mil metros quadrados já adquirida pela empresa.

NÓS QUEREMOS ESTE INVESTIMENTO AQUI NO INTERIOR TAMBÉM! A VALE ATRAVÉS DA FCA, NÃO INVESTIU NEM 10 % DO QUE DEVERIA SE FOSSE LEVADO EM CONTA O CONTRATO DE CONCESSÃO. É PRECISO OLHAR MAIS PARA O INTERIOR DO ESTADO QUANDO FALAMOS DE MOBILIDADE URBANA E TRANSPORTE DE PASSAGEIROS, ESTAMOS REFÉNS DAS RODOVIAS QUE SE TORNARAM UM VERDADEIRO MATADOURO!
Cesar mori Junior
Presidente do CFVV



A concessionária Autopista Fernão Dias, que administra a BR-381, divulgou os números da Operação Carnaval, que terminou na tarde da última quarta-feira (9). No Sul de Minas, de sexta-feira (4) até quarta-feira (9) foram registrados 1.180 atendimentos, entre socorros, mecânicos e médicos, 96 acidentes, 47 pessoas tiveram ferimentos leves e três pessoas tiveram ferimentos moderados, uma pessoa ficou gravemente ferida e ninguém morreu.
Em toda a rodovia, que vai de São Paulo à Belo Horizonte, foram registrados 2.929 atendimentos, 222 acidentes, 109 pessoas levemente feridas, 11 com ferimentos moderados, quatro com ferimentos graves e três mortos.
Então está mais que provado que é preciso fazer alguma coisa... A maioria dos acidentes envolvem caminhões, é uma triste realidade! A maioria dos países valorizaram a ferrovia, mas o Brasil teve seu custo País elevado por estar sobre rodas de borracha...

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