CFVV CFVV Author
Title: Governador assina ordem de serviço do VLT de Sobral
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
04/03/2011 O governador do Ceará, Cid Gomes, assina nesta sexta-feira (4) a ordem de serviço para a e...

04/03/2011
O governador do Ceará, Cid Gomes, assina nesta sexta-feira (4) a ordem de serviço para a execução das obras civis de implantação do VLT de Sobral. As obras para a implantação do VLT serão executadas pela empresa Engexata Engenharia Ltda, vencedora da concorrência pública. O valor do investimento é R$ 38,7 milhões. A empresa tem 18 meses para execução das obras civis, a partir da data de assinatura da ordem de serviço.
A linha de Sobral contará com 5 VLTs de dois carros bidirecionais cada, com dupla cabine de comando, tração hidráulica e motorização a diesel. Os VLTs estão sendo fabricados pela cearense Bom Sinal.
O sistema terá 12,18 quilômetros de extensão e será implantado com dois ramais.  O primeiro tem extensão de 6,4 quilômetros e já funciona para o transporte de cargas. O trecho será remodelado para a utilização também para o transporte de passageiros. A linha contorna o centro da cidade, ligando os bairros da Cohab 2, no extremo leste, ao bairro do Sumaré, no oeste. Serão construídas seis estações: Sinhá Sabóya-Cohab II, Dom Expedito, Boulevard do Arco, Coração de Jesus, Dom José e Sumaré.
O segundo ramal tem extensão de 5,7 quilômetros que serão construídos ligando o Pólo Industrial da Grendene, localizado à margem da avenida onde existia o antigo ramal ferroviário de Camocim, no bairro da Expectativa, ao bairro Cohab III, passando pelos bairros do Junco e Terrenos Novos. Serão construídas cinco estações: Grendene, Junco, José Euclides, Alto da Brasília e Cohab III. Os dois ramais formam dois us invertidos, que se tangenciam numa estação de integração.

Por meio de uma Audiência Pública provocada pela câmara de Sobral, ocorreu na noite de terça-feira (1°) no Plenário 05 de Julho uma ampla explanação sobre a instalação do Metrô de Sobral (VLT).
O projeto com cinco veículos leves sobre trilhos (VLT) em Sobral tem a perspectivas de instalação prevista em 18 meses. O Metrô de Sobral deverá ser instalado dentro do perímetro urbano do município ao longo de 12,5 quilômetros com duas linhas principais e 11 estações de passageiros.
A audiência pública contou com a presença do Coordenador do Metrofor, Edilson Aragão (foto), e dos secretários municipais: Irismar Azevedo (SEINFRA) e Juracy Neves (SPLAM) que debateram o assunto exaustivamente com os senhores vereadores, tendo em alguns momentos com o consentimento da mesa diretora, intervenções de moradores das vias que poderão serem indenizadas por ocasião do trajeto do Metrô de Sobral. 
 

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top