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Title: O sonho não acabou
Author: CFVV
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Trecho ferroviário ligando Nova Lima a Rio Acima, pela Estrada Real, poderá ser reativada e sonho de ver a antiga Estação Ferroviária de H...
Trecho ferroviário ligando Nova Lima a Rio Acima, pela Estrada Real, poderá ser reativada e sonho de ver a antiga Estação Ferroviária de Honório Bicalho recebendo o trem está perto da realidade.

O sonho de ver o trem apitando na antiga Estação Ferroviária de Honório Bicalho não acabou. Em reunião com autoridades de Rio Acima, dias atrás, o Prefeito de Nova Lima, Carlinhos Rodrigues (PT), sinalizou a possibilidade de reativar o trecho até aquela cidade para a exploração turística do ramal ferroviário da Estrada Real.

O projeto está sendo analisado pela Procuradoria-Geral do Município e o seu Departamento de Turismo. Uma equipe técnica deverá ser contratada para estudar a viabilidade econômica da obra de restauração do trecho de 10km que liga a estação de Honório Bicalho à de Rio Acima, onde o projeto de exploração do trecho para fins turísticos, dentro do município, já está em fase de execução.

O procurador Luiz Henrique Vieira e a chefe do Departamento de Turismo, Renta Couto, ficaram entusiasmados com a apresentação do projeto de Rio Acima para a reativação do trecho ferroviário naquela cidade. Com autorização do Prefeito Raimundo Cirilo da Silva, Mundico (PMN), o documento foi apresentado pela equipe responsável pela elaboração e execução da obra naquela cidade, composta da Secretária de Turismo e Cultura, Jordânia Iglesias; do Gestor de Planejamento, Álvaro Azevedo, do Vereador Milton Gonçalves e do Presidente do Conselho de Turismo de Rio Acima, Flávio Iglesias.

 Obra:
Cálculos primários estimam a obra de revitalização do trecho Nova Lima-Rio Acima em R$ 1.7 milhões, fora a restauração da estação de Bicalho e a locomotiva, já adquirida pela prefeitura de Rio Acima, no valor de R$ 420 mil (Modelo O&K, fabricado em 1924 pela Cail Henschel Baldwin Batignoles e restaurado em Pindamonhangaba-SP)


O projeto inicial do Prefeito Mundico prevê a recuperação de 2,5km de ferrovia para exploração turística em Rio Acima. O valor da restauração, incluindo a mão de obra, é de R$ 850 mil e vem sendo negociado com a Vale, que arcaria com parte dos custos. Como a Vale condicionou a ajuda ao Projeto Apolo (que consistirá na construção de uma mina gigantesca nas cidades de Rio Acima, Caeté, Santa Bárbara e Raposos com capacidade de produção de 24 milhões de toneladas), o Prefeito Mundico determinou ao departamento jurídico da Prefeitura um estudo para saber se o município tem condições legais de efetuar as obras com recursos próprios. O gasto com material (dormentes e trilhos) é orçado em R$ 350 mil, com a mão de obra ficando em torno de R$ 500 mil.


Álvaro Azevedo diz que a parceria com a prefeitura de Nova Lima deixou o prefeito Mundico entusiasmado com a idéia de reativar a ferrovia e alavancar o turismo nas cidades. Esta parceria, segundo Álvaro, promoverá a integração turística entre os dois municípios, o resgate de suas histórias e a geração de mais empregos, inclusive com a possibilidade de, no futuro, chegar também a Raposos, explica o Gestor de Planejamento da Prefeitura de Rio Acima.

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