CFVV CFVV Author
Title: Trem descarrila e atinge Estação Ferroviária de Meridiano
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
Pelo menos oito vagões tombaram em um descarrilamento registrado na tarde deste sábado em Meridiano. A composição da ALL (America Latina Log...
Pelo menos oito vagões tombaram em um descarrilamento registrado na tarde deste sábado em Meridiano. A composição da ALL (America Latina Logística) carregada com soja seguia de Mato Grosso ao Porto de Santos quando parte do aterro cedeu fazendo que vagões redobrassem a atingisse a antiga Estação Ferroviária da cidade.
Alguns metros a frente, outros vagões também tombaram e quase atingiram uma casa localizada as margens da linha férrea. Ninguém ficou ferido no acidente.
"O maquinista não foi encontrado pela reportagem para falar sobre o fato." Novidade!!!! A Polícia trabalha com a hipósete de que as chuvas danificaram o aterro onde ficam os dormentes.

O acidente chamou a atenção dos moradores da cidade pelo forte barulho.


Vagões atingem antigo prédio da Estação Ferroviária em Meridiano






















Comentário do CFVV:
As Operadoras de carga no Brasil assinaram em 1996, um acordo de concessão para exploração do modal ferroviário. Neste acordo comercial, estavam previstos investimentos, manutenção e inovações em tecnologia, aquisição de novos equipamentos. Mas nada foi feito! Algumas operadoras ainda investiram pouco, mas muito pouco perto do que se havia no Brasil como estrutura ferroviária antes da "PRIVATIZAÇÃO". De forma que quando nos deparamos com cenas como esta, lembramos que as vias estão sucateadas tanto quando seus trens e estações... Basta olhar para as locomotivas de algumas operadoras, vagões, trilhos e dormentes! Tudo em péssimas condições, oferecendo insegurança para maquinistas, estações históricas, operários ferroviários e cidadãos das cidades por onde passam. Não existe também uma comunicação constante mais próxima, entre operadoras e prefeituras. Operadoras temem ter que investir, desembolsando dinheiro em programas sociais nos municípios onde passam. Existe uma resistência enorme quando se trata de participar de programas sociais, salvo algumas raras exceções. Assim o que se nota é que os trens de carga passaram a ser um incomodo em todas as cidades brasileiras. Onde antes era amado, cantado em versos e prosa pelos poetas, era alvo de cobiça pelos casais e famílias... Hoje é criticado por todos pelo desconforto que causa ao passar nos centro das cidades, com dezenas de vagões carregados, sem passageiros, sem glamour, sem respeito e muitos sem condições técnicas para trabalhar. Falta fiscalização adequada pelos órgãos reguladores do setor que não estão executando a altura o trabalho que deveriam estar desempenhando.
Está na hora de nós preservacionistas mudarmos este cenário de desrespeito e descaso, é hora de exigirmos o retorno dos trens regionais que foram sacados sem nossa autorização pelas operadoras, apenas porque não são competentes para operá-los!

Cesar Mori



About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top