Ferrovia Intermodal Ferrovia Intermodal Author
Title: 18 de maio - Dia Mundial dos Museus
Author: Ferrovia Intermodal
Rating 5 of 5 Des:
e também dos Museus Ferroviários ,  Parabéns a todos que preservam nossas memórias:  O SBM - Sistema Brasileiro de M...

e também dos Museus Ferroviários

Parabéns a todos que preservam nossas memórias: 







O SBM - Sistema Brasileiro de Museus define Museu como:

Os museus são casas que guardam e apresentam sonhos, sentimentos, pensamentos e intuições que ganham corpo através de imagens, cores, sons e formas.

Os museus são pontes, portas e janelas que ligam e desligam mundos, tempos, culturas e pessoas diferentes.

No dia 18 de maio é comemorado o Dia Mundial do Museu.

A data foi instituída pelo Comitê Internacional de Museus (ICOM) com o objetivo de chamar a atenção da sociedade e do público para a importância dos museus.

Afinal, são os museus os responsáveis por preservar a história e a cultura da humanidade.

Através dos anos, preservam os objetos que foram utilizados, inventados ou descobertos pelo homem ao longo de sua existência histórica.

Visitar um museu é, portanto, voltar no tempo, aprender nossa história e valorizar o conhecimento humano!

Existem vários tipos de museus:
  • Museu de história natural: preservam a fauna e a flora. Em alguns é possível conhecer os animais pré-históricos, extintos há milhões de anos! Uma viagem fascinante!
  •  Museu de arte: podem conter obras de diversos movimentos artísticos, desde pinturas bizantinas até movimentos mais recentes como os impressionistas, modernistas e contemporâneos.
  •  Museu sobre etnias: existem diversos tipos de museus que contam e preservam a história e cultura de diversos povos. Muitas vezes, algumas etnias nem existem mais, como é o caso de algumas tribos indígenas brasileiras e americanas.
  • Museus de tecnologias: estes museus tratam da evolução da ciência e do conhecimento científico da humanidade. Exemplos: museu das ferrovias, do telefone, do rádio, do automóvel e muito mais!
Para um guia completo de museus do Brasil





Fonte:   SmartKids





About Author

Advertisement

Postar um comentário

Julio Moraes disse... 24 de maio de 2013 às 08:12

Parabéns pelo blog, que acabo de conhecer. O conteúdo é sério, equilibrado e, sem dúvida, mais que necessário no nosso pais que se ressente da falta de trilhos e memória. Identifico-me com ele, e convido a todos a conhecerem o trabalho preservacionista ferroviário de que participo na antiga Estrada de Ferro Perus-Pirapora, em São Paulo:http://www.efperuspirapora.blogspot.com.br/
Saudações ferroviaristas, Julio Moraes.

 
Top