Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: Projeto para reativação da linha de ferro está orçado em R$ 217 milhões
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
Detalhes Criado em Sábado, 11 Maio 2013 14:03 Guia de Pacobaíba O projeto prevê a reativação da linha férrea entre Raiz da Serra ...
Criado em Sábado, 11 Maio 2013 14:03

Guia de Pacobaíba

O projeto prevê a reativação da linha férrea entre Raiz da Serra e o bairro Alto da Serra. Para isso seria necessário remover famílias da região./Foto: divulgação.
Petrópolis se prepara para dar mais um passo importante para tornar realidade a reativação da Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará. Em setembro, a Prefeitura dará entrada junto ao Ministério das Cidades do projeto de revitalização da estrada de ferro. A intenção é captar recursos por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade. O projeto que será apresentado no Ministério das Cidades consiste em aproveitar os três quilômetros do leito da Estrada de Ferro Leopoldina e os seis quilômetros do plano inclinado da Serra da Estrela para restabelecer a ligação ferroviária entre o Centro Histórico, o bairro Alto da Serra e o município de Magé. As obras são estimadas em cerca de R$ 217 milhões. De acordo com a Fundação de Cultura e Turismo, não há previsão de quando as obras irão começar. 
Estima-se que as intervenções durem aproximadamente três anos. Os trabalhos começam pela Vila Ihomorim (na Raiz da Serra) e se estendem até o bairro Alto da Serra, onde deverá haver uma estação de troca para um tremVLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), mais leve e moderno, até o centro de cidade. Um ponto importante do projeto é a remoção de casas. 
De acordo com a Fundação de Cultura, não há um número definido de moradias que deverão ser removidas, mas quem trafega pelo local percebe que as ocupações irregulares ao longo da Serra Velha da Estrela estão se tornando cada vez mais frequentes. Por toda a extensão da estrada, é possível observar novos imóveis sendo erguidos. Alguns às margens da via, outros dentro da mata. 
Segundo a APA Petrópolis, as construções são proibidas em 90% da Serra Velha da Estrela. Ao longo dos últimos anos, as construções irregulares se espalharam pela região, pondo em risco o importante Patrimônio Natural e a biodiversidade da Serra Velha da Estrela, considerada por ambientalistas como “zona de vida silvestre”. Não existem estudos sobre a quantidade de residências na região, mas, de acordo com um levantamento preliminar com dados do Censo 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem mais de 1500 moradias na região. 
Durante os 81 anos de funcionamento (fevereiro de 1883 a novembro de 1964) a Ferrovia Grão Pará transportou em seus trens ilustres passageiros, que vinham para Petrópolis desfrutar do clima ameno. Em sua viagem inaugural marcaram presença Dom Pedro II, imperador do Brasil, e o Barão do Rio Branco. Outros personagens da história brasileira também subiram a serra via trilhos, entre eles um garoto de 17 anos, que vinha a Petrópolis para jogar futebol: Garrincha, futuro craque, que morava em Pau Grande, próximo à estação da Vila Inhomirim. Ele era juvenil do time da Companhia Têxtil América Fabril, onde trabalhava e disputava campeonatos contra o Petropolitano, Serrano e Cascatinha. Machado de Assis, Rui Barbosa, Oswaldo Cruz e outras nomes ilustres também subiram a serra através da ferrovia.
Janaína do Carmo
Redação Tribuna

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top