Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: Coordenadoria Municipal de Turismo de Mogi das Cruzes agrega atrações a projeto
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
Fábio Barbosa, coordenador de Turismo, destaca potencial de Sabaúna, que completou 387 anos com a abertura de museu e desfile   Fot...
Fábio Barbosa, coordenador de Turismo, destaca potencial de Sabaúna, que completou 387 anos com a abertura de museu e desfile
 

Foto: Eisner Soares
Fortalecer o turismo em Sabaúna é um dos principais objetivos da Coordenadoria Municipal de Turismo de Mogi das Cruzes, que aposta nas próprias características do Distrito, propícias para o lazer e o descanso, para alavancar o segmento e gerar empregos e negócios. Recursos naturais, históricos e culturais são características do lugar, que abriu ontem o Museu Ferroviário, em meio ao som da Banda Supernova. As músicas do repertório não poderiam ter outro tema, a não ser o trem. A solenidade de abertura – parte da comemoração de aniversário dos 387 anos de Sabaúna - contou com a presença dos secretários de Serviços Urbanos, Nilmar de Cássia Ferreira; e de Transportes, Nabuo Aoki Xiol; e o ouvidor geral, José Luiz Freire de Almeida. Os vereadores Caio Cunha (PV) e Protássio Ribeiro Nogueira (PSD), presidente da Câmara, também estiveram presente. O prefeito Marco Aurélio Bertaiolli (PSD) e o secretário de Cultura, Mateus Sartori, foram representados pela secretária-adjunta Maria Lúcia de Freitas e Roberto Lemes Cardoso, responsável pela Divisão de Museus da Secretaria Municipal de Cultura. Integrantes da Associação Nacional de Preservação Ferroviária (ANPF) e da Sociedade Amigos de Sabaúna (SAS) participaram do evento. A programação de aniversário, preparada pela SAS, prossegue hoje, às 9 horas, com o desfile-cívico. O ato terá, ainda, a encenação dos carreiros e hasteamento de bandeiras.

Deputado estadual eleito, Marcos Damásio (PR), se comprometeu em buscar recursos junto ao Governo do Estado, para o Distrito, que ele acredita ter um grande potencial turístico. “Sabaúna merece investimentos que melhorem a sua infraestutura e provoquem a vinda de turistas para cá. Por meio de emendas parlamentares podemos trazer esses recursos, que existem, mas necessitam de projetos embasados que justifiquem a parceria do Estado”, disse Damásio. Para Damásio, o Trem Turístico, que já chega até a Estação Mogi das Cruzes poderia estender a sua viagem e chegar até Sabaúna.

O coordenador de Turismo de Mogi, Fábio Barbosa, falou da importância da abertura do museu, que auxilia no resgate de um importante período para a história da ferrovia não só de Sabaúna como do Brasil.

Maria Lúcia destacou a importância histórica do Distrito, ligada à agricultura e à estrada de ferro. “Temos de lutar pela manutenção da valorização da memória de Sabaúna”. Já Cardoso ressaltou que há de se fazer do local “a menina dos olhos de Mogi”.

O Museu ficará integrado ao Posto de Informações Turísticas de Sabaúna, inaugurado em 2010 e funciona no interior da estação ferroviária. Com a entrega do museu, os dois passarão a funcionar de terça a domingo, das 9 às 15 horas. A entrada e visitação são gratuitas. O espaço cultura foi montado com recursos próprios da ANPF e uma verba de R$ 2 mil do Fundo Municipal de Turismo - aprovada em reunião ordinária do Conselho Municipal de Turismo. (Maria Salas)

Fonte: O Diario de Mogi

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top