Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: Locomotiva da Madeira-Mamoré é restaurada em Guajará-Mirim, RO
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
Peça é do acervo do Museu Municipal e deve ficar pronta nesta sexta-feira, 19. Iniciativa privada e secretaria firmaram parceria para revit...
Peça é do acervo do Museu Municipal e deve ficar pronta nesta sexta-feira, 19. Iniciativa privada e secretaria firmaram parceria para revitalização.



A locomotiva número 20 exposta na praça do Museu de Guajará-Mirim (RO), distante cerca de 330 quilômetros de Porto Velho, está sendo restaurada até esta sexta-feira (19) os trabalhos serão concluídas. A Maria Fumaça faz parte do acervo do museu que comemora 34 anos no próximo dia 22 de dezembro.

De acordo com a direção do museu, a peça foi recuperada pela última vez quando participou da minissérie da Rede Globo Mad Maria, em 2005, representando a locomotiva número 5. Depois disso, ela sofreu com os efeitos climáticos, a enchente do Rio Mamoré e o descaso. Para a restauração, a Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo (Semcet) buscou parcerias com empresários locais que doaram toda a tinta para a pintura e funcionários da prefeitura compõem a mão de obra.

O diretor do museu, Fredson Martins, afirma que a parceria foi fundamental para o resgate do passado da ferrovia e espera que a população cuide do patrimônio. "Estamos revitalizando, com lavagem da peça, raspamos o ferrugem e aplicamos produto antiferrugem. Estamos terminando a pintura, graças a parceria com empresários. A maior preocupação é manter para resgatar nossos valores culturais", alega o diretor .

Quem sabe da importância da locomotiva na história do município e vê a restauração se emociona, é o caso de João Ferreira, de 77 anos, que andou na estrada de ferro com a número 20 e relembra como funcionava. "É importante ser reformada. Ela faz parte da minha história", diz o aposentado.

Também parte do acervo do museu, a Locomotiva 17, que fica exposta no centro da Praça dos Pioneiros será reformada em outra data, após análise de engenheiros. "Precisamos saber se temos o material local para estrutura-la, sem risco de tombar, para poder pintar", afirma Fredson.

A Locomotiva 20 é de 1909 e com base em fotos antigas, ela será restaurada nas mesmas cores como antigamente. No dia do aniversário do museu (22), a Maria Fumaça restaurada será reapresentada para a comunidade.

Fonte: G1 RO/O Nortão Jornal
 

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top