Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: VLI recebe socadoras
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
Dois conjuntos de socadoras importadas da Áustria chegaram para serem utilizados na FCA a partir do próximo ano.   A VLI, empres...
Dois conjuntos de socadoras importadas da Áustria chegaram para serem utilizados na FCA a partir do próximo ano.

 
A VLI, empresa especializada em operações logísticas que integram ferrovias, portos e terminais, recebeu na semana passada dois dos três conjuntos de socaria que reforçarão os trabalhos de manutenção de via permanente a partir do próximo ano.

Os equipamentos foram importados da Áustria, compradas da Plasser, e chegaram ao Brasil pelo complexo portuário de Vila Velha (ES). A terceira máquina desembarcará no Porto do Itaqui (MA) até o fim do mês. Os equipamentos serão utilizados para as atividades de correção geométrica, nivelamento e alinhamento de trilhos nas ferrovias Centro-Atlântica (FCA) e Norte-Sul (FNS). O investimento foi de R$ 30 milhões.

Dois conjuntos serão destinados à FCA. Cada um deles é formado por uma socadora 09-16 e uma reguladora SSP203F. Até o fim do mês, as máquinas devem chegar à oficina de manutenção em Divinópolis (MG), onde empregados passarão por treinamentos para aprender a trabalhar com os novos equipamentos.

O terceiro conjunto, formado por uma socadora 09-3X e uma reguladora SSP203, será levado para Imperatriz (MA) e vai auxiliar nos serviços de manutenção na FNS. Os treinamentos de empregados na cidade devem começar em janeiro.

Segundo a VLI, as novas máquinas têm índices de produtividade superiores aos equipamentos de socaria utilizados atualmente nas duas ferrovias. Os conjuntos destinados à FCA podem realizar os trabalhos em 650 metros a cada hora, enquanto a máquina que irá para a FNS alcança até 1,6 km por hora.


Programa de Mecanização de Via Permanente

Neste ano, a VLI recebeu outros reforços para o serviço de manutenção de via permanente. No primeiro semestre, a empresa adquiriu oito guindastes rodoferroviários e, no mês de junho, uma esmerilhadora de trilhos. Foram investidos R$ 62 milhões no Programa de Mecanização de Via Permanente em 2014. Os equipamentos fabricados na Itália e nos Estados Unidos já estão sendo utilizados em ações nos quatro corredores da FCA.

Fonte: Revista Ferroviária

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top