Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: Museu do Trem em Recife
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
Localizada em frente à Casa da Cultura, na Rua Floriano Peixoto, s/n, bairro de São José, região central do Recife, a Estação Central...

Localizada em frente à Casa da Cultura, na Rua Floriano Peixoto, s/n, bairro de São José, região central do Recife, a Estação Central Capiba volta a funcionar. Antiga estação ferroviária, em funcionamento no Recife dos séculos XIX e XX, o equipamento volta também a ser a sede do Museu do Trem. Tendo como patrono Gilberto Freyre, o espaço recebeu visitação pública entre os anos de 1972 e 1983, quando fechou as portas. A partir do dia 23 de dezembro, abriu novamente. Agora, das 9h às 17h, de terça a sexta-feira, e das 10h às 17h, aos sábados e domingos. A entrada é gratuita.

A exposição Chegada e partida - A memória do trem em Pernambuco será o carro-chefe. Mais de 500 peças colhidas nas antigas estações de trem de Pernambuco ficam disponíveis ao visitante. Relógios, balanças, sinos, apitos, faróis e até uma chaminé de caldeira dão as caras. É uma oportunidade de conhecer um pouco mais da história do estado. Além da visitação ao museu, o turista pode circular por toda a área reformada da Estação Central Capiba, que havia parado de funcionar em 1990. A reforma da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) começou em 2011. O valor total gasto foi de R$ 2,5 milhões. 

Além de reparos estruturais, a antiga estação recebeu melhora tecnológica: gerador de energia elétrica, projetos de climatização, sistema de combate a incêndio, câmeras de segurança, iluminação e elevador. A ala expográfica conta com sinalização bilíngue, equipamentos multimídia e cenografia adequada. Um dos destaques é fotográfico: o registro do primeiro trem de passageiros saindo da Estação de Cinco Pontas, no próprio bairro de São José, para a Vila do Cabo, no dia 9 de fevereiro de 1858. Dois anos depois da inauguração da Estação Central, cujas obras duraram seis anos, tendo sido iniciadas em 1850.

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top