CFVV CFVV Author
Title: Circuito Ferroviário Vale Verde é chamado pela prefeitura para discutir revitalização da Maria Fumaça.
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
21-02-2010 O Circuito Ferroviário Vale Verde - CFVV recebeu no dia 11 de fevereiro um chamado em resposta ao Oficio nº. 004/2010 . Onde a p...
21-02-2010

0602201028003291_400

0602201028002292_400_01

O Circuito Ferroviário Vale Verde - CFVV recebeu no dia 11 de fevereiro um chamado em resposta ao Oficio nº. 004/2010. Onde a prefeitura se manifestou interessada em aceitar esse pedido. Segundo a Secretária de Cultura Sra. Maria Olímpia, ela mesma garantiu certeza que a prefeitura irá emitir a autorização. Iremos apresentar às partes o projeto de melhoria para o monumento e entorno. E receber então a autorização por escrito. O CFVV não gostaria de parecer crítico, disse o presidente da entidade, sem, no entanto, propor uma solução adequada. E é este o nosso objetivo! O CFVV, 8BPM-MG, ACIL e outros parceiros irão se reunir em breve, buscando encontrar uma solução para os mendigos e desocupados que se amontoam na Zona norte da cidade. Logo em seguida apresentar ao poder público, alternativas ou medidas oriundas de discussões, analise e estudos da rotina básica e organizacional do município, que possam influenciar em uma outra realidade para a Zona norte de lavras. Lembrando que se a sociedade não responde ao chamado emergencial gerado pelas suas próprias necessidades, então ela não pode culpar jamais o poder público.

Entrevista com o Presidente do Circuito ferroviário Vale Verde;

Jornal TL: Qual é a visão geral da situação hoje na zona norte de lavras ao seu modo de ver?

Responde César Mori:

Bem, eu vejo abandono... Descaso, e muitos votos jogados no lixo! Onde estão os vereadores que esta gente elegeu? Onde estão os representantes legais eleitos por eles? Eu percebo que não existe nenhum verdadeiramente comprometido com eles. Ainda enfatizo que não sou candidato, apenas aponto uma realidade. Estou tentando mostrar que a sociedade pode ajudar e muito na resolução dos seus problemas. Os mendigos estão tomando para si um espaço importante para a população da zona norte de Lavras. Após ouvirem nossas intenções na rádio, algumas pessoas que habitam ali, já se manifestaram dizendo que sempre tiveram o hábito de sentar-se com amigos na praça ao entardecer, mas que hoje a um risco muito grande de ser abordado por um estranho com voz de assalto. Nós estivemos lá com nossa equipe que foi acompanhada por um carro de apoio do 8º Batalhão de Polícia Militar, oferecendo segurança aos técnicos no local. O mais interessante foi que o “posseiro” da Maria Fumaça, ao ser interpelado pelo sargento da polícia que pedia sua saída do local, disse:

Ou!!! Eu moro aqui ô... Eu durmo aqui”.

É preciso a retirada imediata dessa pessoa do bem público e sua transferência para outro local, em um trabalho conjunto entre nós a Polícia Militar e o setor de Promoção Social do Município. Isto é emergencial e não pode ser mais adiado!

Jornal TL: A se ver de frente a Maria Fumaça qual a primeira impressão?

Respondeu César Mori:

É desoladora a situação em que se encontra a Maria Fumaça de Lavras e as fotos comprovam o total abandono do bem pelas autoridades públicas municipais responsáveis. O espaço se transformou em “lar” para moradores de rua. Isto já foi constatado pelo CONTUR que igualmente já havia enviado um ofício solicitando providencias. Informações nos chegam de que o EX prefeito Carlos Alberto Pereira igualmente tentou fazer a proteção do monumento, que foi recusado pela comunidade, mas mesmo assim não deixou o bem público desamparado, mantendo ali um vigia para assegurar a integridade o patrimônio. Hoje Infelizmente, o executivo esteve ausente mostrando-se omisso com esse problema de tão fácil resolução, por priorizar outras ações igualmente importantes, sabemos disto, mas que não minimizam a urgência de executá-lo. Fato que aponta a importância do CFVV como entidade aliada e protetora do patrimônio ferroviário entre outros, como contribuinte para o bem estar da comunidade e com o avanço cultural e educacional da população.


Jornal TL: Qual a relação de vocês com o poder público em lavras e na região?

Respondeu Cesar mori:

Nós do CFVV estamos determinados em cumprir nosso objetivo, e abertos a todos com maior prazer, e vemos que o poder Público Municipal inclusive já manifestou certo “interesse” em colaborar com as ações do CFVV, a autorização para revitalização do monumento é um marco, indicar um representante no conselho igualmente acena que estão dispostos a evoluir neste rumo, mas é importante ressaltar que o Circuito Ferroviário Vale Verde tem conseguido mobilizar as comunidades contempladas com o Projeto “Expresso Vale Verde”, com uma considerável participação de prefeitos e várias outras autoridades, mas, infelizmente, em Lavras temos sentido forte resistência tanto por parte do Executivo quanto do Legislativo em apoiar formalmente nossa proposta.

Será que a razão desse desinteresse vem do CFVV ser um projeto APARTIDÁRIO e que não puxa para nenhuma vertente que não seja aquela que está sempre lutando para os reais interesses da população? Fica a pergunta.


Jornal TL: O Senhor Tem uma mensagem especial para passar?

Sim tenho! Respondeu Cesar mori Junior:

Que o Circuito Ferroviário Vale Verde continua no aguardo de um maior envolvimento e comprometimento das autoridades lavrenses com esse que é um dos maiores projetos turístico-culturais desenvolvidos na região e que tem sensibilizado todas as comunidades vizinhas e diversas instituições locais e de outras esferas, que se mostram realmente comprometidas com a melhoria da qualidade de vida da população e com o resgate e a valorização de nosso patrimônio cultural. É hora de guardarmos as armas e mostramos que amamos a nossa cidade, fazer isto sem politicagem ou interesse próprio, mas com sinergia e a serviço do povo. É um desafio que o CFVV lança para mostrar que nós lavrenses se unidos, construiremos um futuro muito melhor.

César Mori Junior

“A melhor maneira de se encontrar é se perder em benefício de outros”

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top