CFVV CFVV Author
Title: VERGONHA NACIONAL - Comissão de Infraestrutura aprova Figueiredo na ANTT
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
15/02/2012 A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) aprovou hoje, por 16 votos favoráveis e uma abstenção, a recondução do ...

15/02/2012
A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) aprovou hoje, por 16 votos favoráveis e uma abstenção, a recondução do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, para mais dois anos no cargo. A abstenção foi do senador Roberto Requião (PMDB-PR), que saiu da sala na hora da votação.
Antes da votação, Figueiredo foi submetido a uma longa sabatina, principalmente pelos senadores Ricardo Ferraço (PMDB-ES) e Roberto Requião. De acordo com a Agência Senado, Ferraço apontou problemas em rodovias e ferrovias concedidas e também questionou a validade do projeto do Trem de Alta Velocidade, entre São Paulo e Rio de Janeiro.
Já Requião, que vinha criticando a recondução de Figueiredo desde o fim do ano passado, voltou a fazer a curiosa acusação de que o atual diretor-geral da ANTT é defensor dos interesses das concessionárias do setor ferroviário, em particular da ALL. Bernardo na verdade é conhecido como crítico das concessionárias, já que é o responsável pelas resoluções  da ANTT que alteram os contratos de concessão, pela defesa dos usuários dependentes e pela fixação de teto tarifário.
Durante sabatina na comissão, Bernardo Figueiredo defendeu o projeto do trem de alta velocidade (TAV) que ligará São Paulo ao Rio de Janeiro e disse que deverá ser licitado este ano.
"Não existe alternativa de não se fazer nada", afirmou Figueiredo. Para ele, não é sustentável economicamente manter a ligação entre as duas capitais apenas por via aérea e pela Rodovia Presidente Dutra. Figueiredo salientou que, desde o ano 2000, há estudos apontando para a viabilidade de se construir uma nova infraestrutura ferroviária entre as metrópoles. "Temos que dar uma solução", disse.
Votação no Senado
O Senado deve votar na próxima quinta-feira (23/02), após o carnaval, a recondução de Figueiredo à ANTT.  Segundo o diretor adjunto da mesa, Marcos Mousinho, a votação é nominal e deve ter quórum com maioria absoluta. Hoje, dos 81 senadores, somente 45 estão presentes na sessão que começou às 14h. O número é considerado baixo quórum.
Para a recondução de Figueiredo ao cargo é necessário que 41 senadores votem a favor

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top