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Title: O Brasil que mais cresce, Sul de Minas se torna foco de empresas estrangeiras
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O Brasil que mais cresce  Sul de Minas se torna foco de empresas estrangeiras Pouso Alegre terá fábrica chinesa e ce...
O Brasil que mais cresce 


Sul de Minas se torna foco de empresas estrangeiras


Pouso Alegre terá fábrica chinesa e centro de distribuição da Unilever 

Expansão da indústria estimula comércio; PIB da cidade deve crescer 173% até o fim deste ano, em relação a 2010 

CLARA ROMAN   COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Até o fim de 2013, Pouso Alegre (MG) terá crescido 173% em relação à última medição, em 2010, segundo estimativas da prefeitura. 

No mesmo período, o PIB nacional terá avançado 14% -caso a economia do país tenha expansão de 3% em 2013. 

A chegada de grandes empreendimentos no município mineiro explica os números. 

Estão previstas, para o meio deste ano, as inaugurações de pelo menos parte da fábrica da chinesa XCMG, que produz equipamentos de construção, e do centro de distribuição da Unilever, detentora de marcas como Kibon, Rexona e Ades, além de outras 22. 

A farmacêutica indiana ACG também negocia a instalação de uma unidade no município. 

Além dos investimentos na indústria, Pouso Alegre acaba de receber um shopping de R$ 150 milhões, o primeiro da região do sul de Minas. 

Inaugurado em março, o shopping foi feito pela HSI Investimentos, empresa de gestão de fundos imobiliários com sede em São Paulo. 

Segundo Luiz Dinhani, sócio da HSI, a escolha da cidade foi feita a partir de um estudo detalhado das condições econômicas e de localização. A chegada de indústrias e a proximidade de grandes rodovias, como a Fernão Dias, foram preponderantes

Por ser o único centro comercial desse porte na região, o empresário espera atrair habitantes do entorno. 

Márcio Araújo, diretor de operações da Safir, administradora do shopping, afirma que a empresa identificou ali um consumidor carente de shoppings, com dinheiro para gastar e poucas opções de estabelecimentos. 

POLÍTICA PRÓ-ATIVA
 
Se a HSI escolheu Pouso Alegre, as novas indústrias "foram escolhidas" pela administração da cidade, afirma o prefeito Agnaldo Perugini (PT). Segundo ele, o município adotou uma política de busca "pró-ativa" de empresas. 

Em outras palavras, assim que a prefeitura sabe que uma grande empresa deseja se instalar no Brasil, procura os interessados para apresentar a cidade mineira. 

"Certa vez, vi que poderia ter um investimento de indústria automobilística chinesa no Sudeste. Imediatamente, procurei deputados, o Ministério do Desenvolvimento e me coloquei à disposição, preparando Pouso Alegre para esse momento", diz. 

Renato Torres, secretário de Desenvolvimento Econômico em 2012, conversava com consultorias como a Deloitte e a Ernst & Young para se informar sobre a chegada de multinacionais ao país. 

COMPETIÇÃO
 
Segundo Raphael Prado, atual secretário de Desenvolvimento, a competição com cidades próximas, como Extrema, Poços de Caldas e Varginha, para sediar as empresas é grande. 

Para diferenciar Pouso Alegre das demais, Prado pediu à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) a construção de um aeroporto, além de iniciar obras de um gasoduto, com o intuito de levar gás até o distrito industrial. 

Com vista para os canteiros de obras de grandes empresas, os moradores do bairro do Algodão, na zona rural da Pouso Alegre (MG), reclamam da falta de água. 

"A água não está dando para todo mundo", afirma Creusa da Silva, moradora do bairro, de ruas de terra e sem saneamento básico. A única caixa d'água, segundo ela, foi instalada para abastecer uma escola. Os moradores dividem o que sobra. 

Dividem também o único poste de luz, curvado pelo peso da fiação. Muitos fazem "gatos" para usar a luz elétrica do vizinho. Enquanto isso, a Cemig, distribuidora de energia de Minas Gerais, prepara investimentos para levar um novo circuito elétrico ao centro de distribuição da Unilever. 

"A cidade é bastante carente de recursos e demanda muita infraestrutura", afirma Renato Torres, secretário de Desenvolvimento da cidade em 2012. 

TERRA ESCASSA
 
Outro gargalo é a falta de terra. Os terrenos destinados à indústria, doados para atrair as empresas, se esgotaram. A prefeitura planeja um novo distrito industrial, de R$ 12 milhões, mas não tem receita para concretizar o empreendimento, de acordo com Torres. 



Crescimento 

Série mostra regiões bem desenvolvidas

A série de reportagens "O Brasil que mais cresce", iniciada em março do ano passado, foca os municípios ou as regiões do Brasil que são ilhas de excelência, apresentam desempenho econômico acima da média e que estão se desenvolvendo em ritmo acelerado.




Comentário: 



Nosso Blog Ferrovia Campinas - BH que promove a idéia do projeto de ferrovia em bitola larga e estreita ligando Ferrovia Curitiba - BH via Itapeninga - Sorocaba - Campinas - Mogi Mirim - Mogi Guaçu - Albertina - Congonhal - Pouso Alegre - Varginha - Três Corações -  Lavras - Belo Horizonte, com palestra apresentada no seminário O Brasil de Volta aos Trilhos  organizado pelo Blog CFVV - Circuito Ferroviário Vale Verde  do jornalista César Mori na  UFLA - Universidade Federal de Lavras, o importante eixo econômico ferroviário numa região com mais de 1 trilhão de dolares de PIB abrangendo Minas - São paulo e o Para, ideal para transporte ferroviario de carga de conteinêres com duplo empilhamento de duas alturas com vagões double stack ligando as malhas ferroviárias em bitola estreita da região Sul a região Nordeste no principal eixo logístico de carga do Brasil, e registrado no livro "Ferrovias e Desenvolvimento - Esse é o caminho" organizado pelo Professor Pedro Uczai - Deputado Federal do PT de Santa Catarina e no texto "Brasil - Ferrovias para o século 22 - página 156, no âmbito dos trabalhos da Frente Parlamentar Mista do Congresso Nacional e que tambem conta com o apoio da Frente Parlamentar em Defesa das Malha Ferroviária Paulista da Assembléia Legislativa de São Paulo liderado pelo deputado Estadual Mauro Bragato PSDB-SP, e acreditamos que devem ser aproveitado para o Programa de Investimento em Logística: Rodovias e Ferrovias ...
Postado simultaneamente no blog Ferrovia Campinas BH

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