CFVV CFVV Author
Title: STM REALIZA INSPEÇÃO AO VEÍCULO "LITORINA"
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
O CFVV participou de um Seminário em Passa 4 recentemente, onde recebeu informações do lançamento deste trem: (uma automoitriz) Litorina, q...
O CFVV participou de um Seminário em Passa 4 recentemente, onde recebeu informações do lançamento deste trem: (uma automoitriz) Litorina, que faria o percurso da Capital São Paulo até o interior do estado. Sendo possível transforma-lo em um escritório movel sobre trilhos, o que permitirá atividade não somente turísticas como executivas. Não tivemos confirmação da primeira rota a ser comercializada com certeza, apenas especulação! Torcemos para que outros estados copiem e tragam os trens de volta.

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo [STM], por intermédio da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos [CPTM], realizou nesta quinta-feira [23/12], às 13h30, na Estação da Luz, vistoria técnica para inspeção do carro automotriz [com tração própria] "Litorina", que passa por modernização, visando sua utilização essencialmente nos trajetos do Expresso Turístico. Na ocasião também foi apresentado o caderno técnico sobre o Expresso Turístico.

Fabricado em 1962 pela The Budd Company, o Rail Diesel Car, popularmente conhecido como "Litorina" é um veículo ferroviário automotriz de passageiros, com copa, banheiro e espaço social. Essa unidade integrou uma frota composta por outros carros similares que prestavam serviços de luxo da rota São Paulo-Rio de Janeiro nos anos 1960 e 70. A capacidade é para 58 passageiros, todos sentados em confortáveis poltronas reclináveis, além de um lugar para cadeira de rodas.

Após a conclusão da reforma, prevista para fevereiro de 2011, a Litorina deverá ser utilizada nos trajetos existentes do Expresso Turístico. A STM e a CPTM planejam o aproveitamento do veículo em novos roteiros e serviços que estão em estudo.

Retorno em grande estilo

Todo o acabamento interno do salão foi substituído pela CPTM, entre eles bancos, pisos, janelas, persianas e revestimentos. O carpete do salão deu lugar a um novo piso emborrachado, resistente à abrasão e antiderrapante. Fechaduras, trincos, borrachas das portas, dos caixilhos laterais e das janelas foram trocados. A reforma prevê também a substituição das fórmicas das laterais e teto, limpeza, higienização e pintura de partes danificadas.


O carro terá sistema de ar-condicionado e isolamento acústico. A reforma inclui a renovação geral da copa, que passará por limpeza e higienização.


Do ponto de vista operacional, a "Litorina" recebeu modernização completa: motor, truques e freios foram totalmente restaurados, os sistemas elétricos, de áudio e de ar-condicionado são novos e sistemas de sinalização e comunicação de bordo foram implantados para darem mais segurança operacional às linhas da CPTM. Também estão sendo realizadas intervenções na parte estrutural, com serviços de calderaria e troca de peças, e no aspecto externo, que foi revitalizado com nova comunicação visual.

Turismo nos trilhos
Sucesso entre o público pela grande procura e pelos altos índices de aprovação [mais de 90% dos usuários avaliam positivamente o serviço], o "Expresso Turístico", inaugurado em abril de 2009, tem como objetivo integrar pontos de interesse turístico localizados ao longo da malha ferroviária. Atualmente, há três opções de trajeto: Luz-Paranapiacaba [quinzenal, aos domingos], Luz-Jundiaí [semanal, aos sábados] e Luz-Mogi das Cruzes [quinzenal, aos domingos].

About Author

Advertisement

Postar um comentário

CFVV disse... 24 de dezembro de 2010 às 11:30

COMENTÁRIO DE UM AMIGO PRESERVACIONISTA:


Quando um governo quer, ele faz acontecer e não fica só na conversa fiada...

Anônimo disse... 27 de dezembro de 2010 às 15:03

a CPTM esta de parabens um lindo carro ferroviario que volta a estacionar na plataforma da estação da luz depois de tres decadas e meia, viajei muito nesta AUTOMOTRIZ BUDD nos anos 70 na rota SP X RJ X SP e já estou interessado em viajar de novo neste trem para relembrar minhas viagens nos trens de nossa saudosa EFCB / RFFSA.

 
Top