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Title: Audiência pública debate futuro de ferrovias em Viçosa
Author: Ferrovia Intermodal
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Em 21 de março de 2014, a audiência Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em Viçosa A população defendeu retomada...


Em 21 de março de 2014, a audiência Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais em Viçosa


A população defendeu retomada de ferrovia desativada para o transporte de passageiros.


Debater a Resolução 4.131, de 2013, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que autoriza a extinção de cerca de 1.760 km de linhas ferroviárias na área de concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). Esse foi o tema da audiência pública que a Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizou em Viçosa (Zona da Mata), nesta sexta-feira (21). O requerimento é do presidente da Comissão, deputado estadual Paulo Lamac.

Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização


Uma resolução federal determinou que a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) devolva ao poder público trechos que darão lugar a novos traçados. O que fazer com as linhas desativadas? 

Utilizá-las para transporte de passageiros e de cargas e como atrativo turístico, até mesmo simultaneamente, de acordo com participantes da audiência.

 A reunião, que aconteceu na Universidade Federal de Viçosa (UFV), reuniu representantes de ONGs e prefeitos e também teve o propósito de esclarecer o impacto desta norma no patrimônio histórico ferroviário do município de Viçosa e região, além de discutir sobre a nova ferrovia que ligará Campus dos Goytacazes no RJ a Uruaçu em GO passando pelo município de Viçosa-MG.

A Ferrovia-Centro-Atlântica (FCA) é o principal eixo de conexão ferroviária entre as regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Em Minas Gerais, o maior trecho que será devolvido pela Ferrovia Centro-Atlântica à União é a ligação entre Corinto (Região Central), com Alagoinhas, na Bahia, próxima a Salvador, em um total de 1.439 quilômetros.



Os participantes apresentaram algumas propostas como: aproveitar essa estrada para transporte por meio de um VLT,  criação de um circuito turístico, o Caminho das Serras, que levaria passageiros de trem pelas serras dos municípios de Teixeiras, Viçosa, Cajuri, Coimbra e São Geraldo. Também defenderam projeto de nova ferrovia de carga passando por Viçosa e cidades como Ponte Nova, Ervália e Muriaé. Durante a reunião, foi anunciado que a universidade apoiará a recuperação da linha férrea que passa pelo campus de Viçosa para que o trem volte a circular na região.

Prefeitos da região também participaram da reunião e demonstraram ser favoráveis à reativação das linhas de trem. De acordo com Paulo Lamac, comprou-se a ideia, durante muitas décadas, de que o transporte ferroviário estava ultrapassado. “O desmantelamento e a falta de investimentos na malha ferroviária cobram um preço muito alto hoje. Os custos de frete são extremamente significativos. Neste momento temos a proposta de retomada do fôlego do transporte ferroviário”, avaliou o parlamentar.

Ao final do encontro foi elaborada a Carta de Viçosa, que repudia a decisão da ANTT. A comissão da ALMG também visitou a “Estaçãozinha da UFV”, no campus da universidade, para conhecer os projetos de revitalização dessa estação ferroviária.



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