Ferrovia Intermodal Ferrovia Intermodal Author
Title: Futuro das ferrovias é tema de audiência pública em Viçosa, MG
Author: Ferrovia Intermodal
Rating 5 of 5 Des:
Comissão da Assembleia promove discussão em auditório da UFV. Principal tema é a extinção de trecho de ferrovia que atravessa a região....

Comissão da Assembleia promove discussão em auditório da UFV.


Principal tema é a extinção de trecho de ferrovia que atravessa a região.

 

Do G1 Zona da Mata


21/03/2014 11h54 - Atualizado em 21/03/2014 11h54


A Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza uma audiência pública em Viçosa, na Zona da Mata, nesta sexta-feira (21). O tema é a Resolução 4.131, de 2013, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que autoriza a extinção de cerca de 1.760 km de linhas ferroviárias na área de concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) no país. O encontro será no auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal de Viçosa (UFV), na Avenida Peter Henry Rolfs, s/nº, no Campus Universitário.

Segundo informações divulgadas pela ALMG, a resolução autoriza a devolução ao poder público de trechos que darão lugar a novos traçados, de acordo com o Programa de Investimentos em Logística (PIL). A FCA é o principal eixo de conexão ferroviária entre as regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Em Minas Gerais, o maior trecho que será devolvido pela Ferrovia à União é a ligação entre Corinto (Região Central), com Alagoinhas, na Bahia, próxima a Salvador, em um total de 1.439 quilômetros. A reunião pretende esclarecer o impacto desta norma no patrimônio histórico ferroviário do município de Viçosa e região. E ainda discutir sobre a nova ferrovia que liga Campos dos Goytacazes (RJ) a Uruaçu (GO), passando por Viçosa.

A audiência pública será realizada até 12h30. A programação será retomada às 14h com o encontro das Organizações não Governamentais (ONGs) e simpatizantes da luta ferroviária, que inclui discussões sobre os aspectos econômicos das ferrovias, apresentação do Circuito Turístico Serras de Minas e do Expresso Serras de Minas. Ainda nesta tarde será elaborada a “Carta de Viçosa” em defesa das ferrovias. No encerramento das atividades será feita uma visita técnica à Estação da UFV e uma manifestação no local, às 18h, seguida de apresentação musical.

 http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2014/03/futuro-das-ferrovias-e-tema-de-audiencia-publica-em-vicosa-mg.html

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top