Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: Programa vai estimular a produção e exportação de grãos em Minas
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
  A VLI renovou seu compromisso com o desenvolvimento do noroeste de Minas Gerais com a assinatura do termo de cooperação técnica e fin...
 
A VLI renovou seu compromisso com o desenvolvimento do noroeste de Minas Gerais com a assinatura do termo de cooperação técnica e financeira com Governo do Estado para incentivar a produção e exportação de grãos da região por meio do programa Pró-Noroeste. A empresa irá contribuir para facilitar o escoamento da produção local com seu sistema integrado de logística, que inclui o Terminal Integrador Pirapora, a Ferrovia Centro-Atlântica e o Porto de Tubarão (ES).
Envolvendo a Emater, Secretaria de Agricultura, VLI e Banco do Brasil, o programa tem como objetivo continuar viabilizando o acesso dos produtores ao crédito rural, a ampliação do escoamento da produção e a exportação da safra de grãos do noroeste mineiro, por meio da logística integrada terminal-ferrovia-porto da VLI.
A logística do Pró-Noroeste
Acreditando no potencial da região, a VLI recuperou, em 2008, 150 km da FCA entre Corinto e Pirapora para inaugurar no ano seguinte o Terminal Integrador Pirapora. Em 2010, com o sistema logístico completo e já em operação o programa de fomento foi oficialmente lançado.
Em 2011, entrou em funcionamento no terminal o sistema reverse loop. Também conhecido como pera ferroviária, é um trecho de linha com formato semelhante ao da fruta, que praticamente elimina a necessidade de manobras para embarque de carga no pátio, garantindo maior eficiência. A estrutura possibilitou a redução do tempo de permanência dos vagões vazios no pátio de mais de 30 horas para menos de 6 horas e o escoamento de 655 mil toneladas de grãos para o mercado externo.
Em 2013, novamente para atender a demanda de crescimento da produção agrícola na região, foram concluídas obras para capacitação e aumento de produtividade do terminal, que propiciaram a ampliação da capacidade de movimentação de 600 ton/hora para 1.200 ton/hora, ou seja, mais de um milhão de toneladas por ano.
Sobre a VLI
A VLI é empresa de logística de carga geral que tem o compromisso de gerar valor ao negócio dos seus clientes por meio de serviços logísticos que integram portos, ferrovias e terminais. A VLI engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais localizados estrategicamente junto à malha ferroviária e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA), Vitória (ES) e Barra dos Coqueiros (SE). A bordo de uma frota de mais de 600 locomotivas e 13 mil vagões, a VLI transporta as riquezas do Brasil, passando pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.
 

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top