Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: Eleições RJ: candidatos querem revitalização do sistema ferroviário e mobilidade para Baixada; compare
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
  Os candidatos ao governo do Rio de Janeiro falaram ao R7 sobre suas principais propostas para a área de transporte. As medidas passam...
 
Os candidatos ao governo do Rio de Janeiro falaram ao R7 sobre suas principais propostas para a área de transporte. As medidas passam pela revitalização do sistema ferroviário do Estado, pelo BRT (Transporte Rápido por Ônibus), pela revisão do contrato com a Supervia e por uma maior mobilidade para a Baixada Fluminense. Veja a seguir:

Anthony Garotinho (PR)

O candidato do PR prometeu Investir em trem, metrô, barcas e VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

— Vamos ampliar o serviço de metrô, levá-lo até a Baixada, Niterói e São Gonçalo. Levaram o metrô até a metade da Barra e não resolveram o problema dos moradores do bairro nem de quem trabalha na Barra. Vamos tirar do papel o VLT.

Garotinho disse que vai rever a concessão com a Supervia e apoiar o transporte complementar por vans, retirando o maior número de ônibus das ruas.

— Vou rever a concessão da Supervia. Os usuários de trem não aguentam mais tanto desrespeito. E vamos também valorizar o transporte alternativo para áreas carentes de ônibus.

Dayse Oliveira (PSTU)

A candidata foi procurada pelo R7, mas não enviou as propostas até a publicação desta reportagem.
 

Lindberg Farias (PT)

Lindberg afirmou que em sua gestão o Estado vai controlar todo o sistema de transporte de ônibus e administrar o bilhete único.

— Outro compromisso é reforçar a fiscalização das empresas concessionárias do sistema de transportes, criando mecanismos de transparência. Temos de saber a quantidade de barcas, trens, ônibus e os do metrô. Saberemos a quantidade de passageiros em cada trajeto.

O candidato do PT disse que os trens da SuperVia vão se tornar metrô de superfície e falou ainda que metrô vai chegar à Baixada Fluminense.

— Minha proposta é levar o metrô até a Baixada e transformar os trens da Supervia em metrô de superfície, com mais rapidez e modernizando as estações ferroviárias. As estações vão ter comércio e serviços de qualidade e algumas serão multimodais com conexões para ônibus, vans, táxis e bicicletas.

Luiz Fernando Pezão (PMDB)

Pezão afirmou que vai levar o metrô até o Méier e Madureira e ainda tirar do papel a Linha 3 para São Gonçalo.

— Vamos fazer a Linha 3 do Metrô de São Gonçalo ao Centro de Niterói, onde estamos mudando o patamar das barcas. Além da Linha 3 do Metrô, vamos ampliar a Linha 4, que está em construção, até o Recreio. Vamos ampliar a Linha 1, até o Méier e Madureira e conectar a Linha 2 do Estácio à Carioca.

O candidato disse que vai construir sete BRTs (Transporte Rápido por Ônibus) em São Gonçalo e na Baixada Fluminense.

— Outra inovação no campo dos transportes será a implantação de uma rede de corredores metropolitanos de BRT, integrando com linhas rápidas de ônibus os municípios da Região Metropolitana. Serão implantados os Corredores Via Light, Via Dutra, Washington Luiz, Transbaixada, Leito Ferroviário (Niterói-Alcântara), RJ-104 (Niterói-Manilha), RJ 106 (Tribobó-Maricá) e BR 101 (Niterói-Manilha).

Marcelo Crivella (PRB)

Crivella afirmou que vai trabalhar para reduzir em 30% o tempo dos deslocamentos nos transportes da região metropolitana ao mobilizar os recursos de infraestrutura de transportes e integrar modais (barca, trem, metrô, ônibus).

— O objetivo prioritário é mobilizar todos os recursos de infraestrutura de transportes, a saber, os modais ferroviário, metroviário, rodoviário e hidroviário para, de forma integrada, e usando intensivamente o bilhete único, reduzir, em no mínimo 30%, o tempo médio gasto em mobilidade na região metropolitana.

O candidato disse ainda que vai prosseguir com as obras ferroviárias por todo o Estado.

—As redes metroviárias previstas serão concluídas, buscando principalmente ampliar, junto com o fortalecimento da rede ferroviária, o atendimento para a Baixada Fluminense e para a ligação entre Niterói e São Gonçalo.
Museu do Trem - RJ

Ney Nunes (PCB)

O candidato foi procurado pelo R7, mas não enviou as propostas até a publicação desta reportagem.

Tarcísio Motta (PSOL)

O candidato do PSOL disse que vai revisar os contratos de concessão de transporte assinados pelo Estado.

— Vamos realizar uma auditoria imediata em todos os contratos e procedimentos operacionais de concessões estaduais atinentes a serviços de transporte: SuperVia, MetrôRio, Barcas S/A, Via Lagos, Rota 116, 1001, CRT, etc. Vamos verificar as condições de legalidade, moralidade, razoabilidade, equilíbrio econômico-financeiro, eficiência e publicidade dos contratos e dos atos decorrentes desses contratos.

Tarcísio quer integrar os modais (barca, trem, metrô, ônibus) e reduzir progressivamente as tarifas do transporte, rumo à Tarifa Zero.

— Vamos realizar a metrolização dos trens, ampliando a frequência e melhorando a qualidade do serviço. E também ampliar a rede de transporte hidroviário e fazer a integração tarifária e implementação de políticas e ambientes de Tarifa Zero em cada região, além de descontos progressivos nas tarifas em todos os modais, no caminho da Tarifa Zero total.

Fonte: R7
Publicada em:: 03/09/2014

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top