Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: Programa de inspeção a ferrovias da ANTT fiscaliza malha da FCA
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
  A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou, entre os dias 18 e 21 de agosto, inspeção operacional em trem carregado...
 
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou, entre os dias 18 e 21 de agosto, inspeção operacional em trem carregado com 2.751 toneladas de carga perigosa em trânsito pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), procedente da Refinaria Landulpho Alves (RLAM), em Candeias/BA, e destinado a Montes Claros/MG.

Durante a inspeção, foram verificados equipamentos de segurança existentes, estado geral da locomotiva, licenciamento de viagem, tração do trem, habilidade de condução do maquinista e seu conhecimento do trecho a ser percorrido.

A composição, de 800 metros de comprimento, composta por quatro locomotivas e 40 vagões, estava carregada de diesel e gasolina. A inspeção foi realizada em um trecho de 15 quilômetros, entre Conceição da Feira (BA) e Cachoeira (BA), por uma equipe de fiscalização da Unidade Regional de Minas Gerais (URMG).

A equipe seguiu viagem na cabine de comando da composição. De acordo com o relatório de fiscalização, a inspeção concluiu adequados o funcionamento dos instrumentos da cabine e a habilidade do maquinista. Foi feita uma ressalva, entretanto, relativa à falta de visibilidade do maquinista em curvas à direita, provocada pela disposição de equipamentos no painel de controle. A FCA será notificada para correção do problema.

Na mesma semana, foi inspecionado, também, todo o trecho do Recôncavo Baiano, entre as cidades de São Félix (BA) e São Francisco (BA), passando por importantes polos geradores de demanda, como o Porto de Aratu (BA), a Refinaria Landulpho Alves (BA), e o Polo Petroquímico de Camaçari (BA). Foram percorridos 220 quilômetros, nos quais foram constatadas deficiências de manutenção e conservação de trechos da via permanente, nas passagens em nível e nas linhas de desvio em pátios. A ANTT emitirá notificação de reparos à FCA.

Cabe à Coordenação de Fiscalização de Ferrovias da URMG inspecionar trechos ferroviários concedidos à FCA, MRS Logística S.A e Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) - nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Bahia, Goiás e Distrito Federal.

A inspeção faz parte de um programa nacional anual cujo objetivo é verificar o estado de conservação das vias férreas, de edificações, de material rodante e de operação dos trens, tendo como referência os contratos de concessão e de arrendamento, bem como normas e regulamentações vigentes.

Uma vez constatada alguma irregularidade nas inspeções, são determinadas as devidas correções e aplicadas as penalidades cabíveis após análise da situação. Além das inspeções programadas, são realizadas, também, inspeções de caráter eventual nas malhas ferroviárias do país.

Fonte: ANTT
Publicada em:: 02/09/2014

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top