Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: Implantação do Trem Regional de Passageiros na Região do Médio Paraíba Fluminense
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
Será realizada na sede da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Volta Redonda, no dia 18 de setembro, a partir de 19h30, uma...

Será realizada na sede da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Volta Redonda, no dia 18 de setembro, a partir de 19h30, uma apresentação sobre a operação de um trem de passageiros no trecho entre Três Rios e Itatiaia, envolvendo os municípios de Resende, Barra Mansa, Volta Redonda, Barra do Piraí e Paraíba do Sul, com a participação de administrações municipais, entidades, associações de classe e a comunidade em geral.
O Projeto Trens Regionais tem como objetivo propiciar um ambiente adequado para a retomada do serviço de transporte de passageiros sobre trilhos, incrementando a mobilidade regional, por meio do aproveitamento da malha ferroviária existente, resgatando o uso da ferrovia em benefício direto dos cidadãos.
A perspectiva é que sejam utilizados trens de tecnologia moderna do tipo VLT, movido a biodiesel, que trafegarão nas faixas de domínio dos trechos selecionados. As linhas passarão por uma melhoria de qualidade, visando possibilitar um incremento na velocidade comercial dos trens de passageiros.
Os estudos de viabilidade técnica, econômica, jurídica e ambiental para implantação do trem regional de passageiros no trecho entre Três Rios e Itatiaia, indicarão o melhor traçado para atendimento à população dos municípios envolvidos.
Em função da alta concentração de atividades comerciais e industriais, além da existência de importantes polos turísticos, das regiões que compreendem o sul fluminense, em crescente desenvolvimento, se torna fundamental a promoção de alternativas de transporte de passageiros, como o trem, para que se possa dotar uma melhor mobilidade urbana e intra regional para o deslocamento das pessoas.
O Consultor do Ministério dos transportes Rodolfo Philippi (especialista em estudo de viabilidade técnica e econômica com vistas à implantação de trens de passageiros) fará a apresentação relativa ao Trem Regional de Passageiros.
 

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top