Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: Maria Fumaça Revitalizada em Guararema SP
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
Passeios na Maria-Fumaça em Guararema devem começar em outubro Publicado: segunda-feira, 15 de setembro de 2014 A locomotiva que desfi...
Passeios na Maria-Fumaça em Guararema devem começar em outubro
Publicado: segunda-feira, 15 de setembro de 2014
A locomotiva que desfilou sobre os trilhos, nesse sábado, é da década de 30 e foi revitalizada junto com seus vagões pela ABPF
 
Luana Nogueira |De Guararema

O bairro de Luís Carlos voltou mais de cinco décadas no tempo ontem. A Maria-Fumaça, que desde a década de 70 havia sido desativada, voltou a circular pelos trilhos da antiga estação sob os olhares curiosos daqueles que nunca viram a imponente máquina a vapor operando e para aqueles que só queriam ver mais uma vez a Velha Senhora. A partir de outubro, os turistas poderão desfrutar do passeio de sete quilômetros que percorrerá montanhas e pastos da estação central de Guararema até Luís Carlos. Os passeios que ocorrerão aos fins de semanas e feriados prometem levar os visitantes para uma viagem ao passado.

A locomotiva que desfilou sobre os trilhos, nesse sábado, é da década de 30 e foi revitalizada junto com seus vagões pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), entidade que tem autorização para operar o passeio turístico em Guararema. O passeio que começará a ser oferecido à população em outubro vai durar 30 minutos e ocorrerá em dois horários por dia. O prefeito de Guararema, Adriano Toledo (PR), informou que nesse mês de aniversário da cidade, a Maria-Fumaça atenderá a grupos culturais do município. "Queremos oferecer essa parte cultural e a partir de outubro, realizar de forma regular o passeio para todo mundo. Ele ocorrerá de sábado, domingo e feriado, já na sexta-feira, será reservado para os alunos da cidade. Será um resgate cultural e histórico", destacou.

O presidente da ABPF, Jorge Sanches, explicou que os últimos detalhes para a operação do passeio turístico estão sendo realizados. "Foi um trabalho muito bem feito da prefeitura essa revitalização", afirmou ele entusiasmado.

Fonte: Mogi News
IN: STEFZS ( Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona da Sorocabana)

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top