Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: 1860 - A Construção da Estrada de Ferro
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
Escrito por Egberto Ribeiro de Souza Junior A ESTRADA DE FERRO A maioria das pessoas, hoje em dia, com a pressa e a falta de espaço em t...
A ESTRADA DE FERRO
A maioria das pessoas, hoje em dia, com a pressa e a falta de espaço em trens lotados nem se dão conta de que circulam pela História do Brasil, do Estado de São Paulo e por um marco no desenvolvimento do ABC de hoje.
Mas se engana quem pensa que a antiga linha de ferro São Paulo Railway - que passou a se chamar EF Santos Jundiaí e hoje são as linhas 7 e 10, Rubi e Turqueza da CPTM - foi criada para transportar pessoas, sua origem remonta ao transporte de mercadorias, especificamente o café, já que na época de sua construção, vivíamos o auge do poderio dos Barões do Café.
Em 1860, quando iniciou-se a construção da São Paulo Railway que foi a segunda estrada de ferro do país (a primeira ligava o Rio de Janeiro à Petrópolis). A ferrovia foi inaugurada em 1867 e foi administrada pela São Paulo Railway até 1947, quando foi estatizada.
O nome em inglês São Paulo Railway, era o nome da companhia inglesa criada para construir a ferrovia (daí seu apelido de Ingleza), pois na época do Império era concedido o direito de construção para empresas particulares, tendo como retorno a exploração exclusiva durante um certo período. A Companhia São Paulo Railway tinha o Barão de Mauá – Irineu Evangelista da Silva - como um de seus inventidores/sócios e principal incentivador.
A construção da estrada de ferro teve grande impacto na urbanização ao redor dos 159 Km que ligam Santos à Jundiaí, e inclusive por ela que vieram os primeiros imigrantes já no final do Sec.XIX. Com as companhias de colonização que será objeto de outro artigo.
Lembremos que no ABC Paulista a paisagem era predominante rural e com este marco de desenvolvimento que se iniciou as atividades industriais em São Paulo, e, não foi por coincidência que as primeiras industrias paulistas se estabeleceram na divisa entre São Paulo e São Caetano na atual Avenida Presidente Wilson (ela é paralela a linha férrea).
Podemos afirmar que a São Paulo Railway foi um dos marcos mais importantes para o desenvolvimento urbano do ABC e de São Paulo, já que bairros como o Brás, Moóca, Vila Prudente, surgiram na mesma época que as cidades do ABC como reflexos da industrialização e crescimento populacional com a vinda dos imigrantes.
E porque a vocação do ABC sempre foi urbana? Porquê nossas terras não são férteis pois ocupamos em sua maioria áreas de várzea de rios (Tamanduateí, Meninos, Capuava, Couros e outros) além das frequentes enchentes (problema contumaz do ABC) não eram propícias a produção de café ou outro produto agrícola, assim o governo ofereceu primeiramente estas áreas como nucleo de colonização, sendo São Caetano do Sul uma de suas primeiras.
A Estrada de Ferro, também foi importante para a criação (divisão) das cidades de Santo André e São Bernardo, já que quando inaugurada a Estação de São Bernardo (atual Centro de Santo André), não havia divisão, mas com o desenvolvimento urbano provocado pela estação, começou-se a resgatar a mítica história da Vila de Santo André da Borda do Campo e a cisão iniciou, mas também é matéria de outro artigo.
As principais ruas do ABC também foram desenvolvidas por influência da Estrada de Ferro, vemos as Avenidas Industrial, Giovani Batista Pirelli, João Ramalho entre outras. Elas homenageiam os ciclos históricos do ABC Paulista.
Curiosidade: Hoje conhecemos Paranapiacaba, como marco histórico da construção da estrada de ferro, a Vila Inglesa, era chamada pelos ingleses, como estação do Alto da Serra, Paranapiabaca foi a denominação dada pelos Andreenses após a estatização, para remontar a história da Vila de Santo André da Borda do Campo, local onde Martin Afonso visitou com João Ramalho, no entanto a Paranapiacaba histórica permanece desconhecida. Mas de lá também podemos ver o mar, que é o significado de Paranapiacaba na língua Tupi.
Esperamos que tenham gostado, pois conhecendo a História entendemos o presente para planejar e mudar o futuro!
Estação de Santo André em 1965

Estação de São Bernardo (atual Santo André em 1860)

Estação de São Caetano em 1956

Estrada de Ferro Paranapiacaba 1ª estação em 1899

Fonte: http://www.radioretroabc.com.br/1850/5-1860-a-construcao-da-estrada-de-ferro#!Estrada_de_Ferro__Paranapiacaba_1a_estacao_em_1899

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top