Nesta semana, o governo estadual do Rio de Janeiro e a SuperVia divulgaram oficialmente o balanço de obras para as seis estações olímpicas. Ao todo, a concessionária está investindo R$ 250 milhões em melhorias nas estações Engenho de Dentro, Magalhães Bastos, Ricardo de Albuquerque, São Cristóvão, Vila Militar e Deodoro, que passam a ter maior capacidade, conforto, acessibilidade e melhor comodidade aos usuários.
Duas estações terão integração multimodal: a de São Cristóvão, por exemplo, permitirá a integração dos trens de subúrbio com o metrô carioca, enquanto em Deodoro será possível integrar com o futuro BRT Transolímpico. Todas as estações serão entregues até abril de 2016.
“Muito importante que o carioca saiba que nos Jogos ninguém vai chegar de automóvel ou de transporte particular aos estádios. Todo mundo vai usar o transporte público. Isso é muito importante porque o legado da melhoria do sistema de transportes depois dos Jogos será um grande benefício para cariocas e fluminenses”, disse o secretário de Estado de Transportes, Carlos Roberto Osorio.
Ainda nesta semana, o estado do Rio de Janeiro iniciou a operação comercial com o 80º trem chinês da CNR, em Deodoro. Ao todo, a Central (Companhia Estadual de Engenharia de Transporte e Logística) adquiriu 100 trens que irão modernizar a frota da SuperVia, com tecnologia de ponta e ar condicionado.
Para garantir a segurança dos passageiros, os carros contam com sistema que não permite a abertura de portas durante as viagens e são equipados, ainda, com passagem interna entre os vagões, circuito interno de câmeras, bagageiro e painéis de LED. Cada trem consegue transportar 1.200 passageiros hora/sentido. Confira abaixo o balanço das obras:
São Cristóvão
– Valor estimado: 141 milhões
– Status: Obras em andamento com as principais atividades:
– Estrutura metálica do mezanino –montagem em andamento
– Obra civil – instalações – em andamento
– Obra civil, passarelas e rampas – contratado / fundações em execução
· Pilares em concreto passarela de ligação com Metrô – concretados
– Capacidade depois das reformas: 70 mil passageiros
– Previsão de entrega: 04/2016
Deodoro
– Valor estimado: 40 milhões
– Status: Obras em andamento com as principais atividades:
– Remanejamento das lojas- concluído, entregue para lojistas
– Fundações da cobertura e poço escada rolante – em execução
– Obra civil – em andamento
– Montagem da estrutura metálica – em andamento
– Construção da nova entrada e novas bilheterias concluídas
– Capacidade depois das reformas: 50 mil passageiros
– Previsão de entrega: 03/2016
Engenho de Dentro
– Valor estimado: 45 milhões
– Status: Obras em andamento com as principais atividades:
– Demolição das plataformas e muro – finalizado
– Fundações do mezanino– em andamento
– Estrutura metálica do mezanino– em fabricação
– Rampa de acesso Arquias Cordeiro– em andamento
– Capacidade depois das reformas: 80 mil passageiros
– Previsão de entrega: 04/2016
Vila Militar
– Valor estimado: 8 milhões
– Status: Obras iniciadas em 07/2015 com a atividade de remanejamento de interferências ferroviárias.
– Capacidade depois das reformas: 20 mil passageiros
– Previsão de entrega: 04/2016
Magalhães Bastos
– Valor estimado: 7,5 milhões
– Status: Obras iniciadas em 08/2015 com abertura do muro e instalação de base para novas coberturas.
– Capacidade depois das reformas: 20 mil passageiros
– Previsão de entrega: 04/2016
Ricardo de Albuquerque
– Valor estimado: 7,5 milhões
– Status: Obras iniciadas em 07/2015 com a construção da nova bilheteria e sanitário público.
– Capacidade depois das reformas: 20 mil passageiros
– Previsão de entrega: 01/2016
Fonte: http://www.estacaoferroviaria.com.br/supervia-entregara-estacoes-olimpicas-a-tempo/
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