Ferrovia começou a ser construída em 2006 e era pra ser entregue em 2010.
Projeto prevê 1.753 quilômetros de ferrovia, beneficiando 81 municípios.
Dilma chega visita obras da Transnordestina na cidade de Paulistana (Foto: Catarina Costa/G1) |
Agenda em Teresina
Na tarde desta sexta-feira a presidente Dilma Rousseff segue com sua agenda de compromissos pelo Piauí participando do 6º encontro do Dialoga Brasil, plataforma lançada em julho para discutir com movimentos sociais convidados a proposição de políticas públicas. No início da noite Dilma irá se reunir com empresários piauienses para discutir assuntos ligados ao setor produtivo.
A presidente Dilma Rousseff esteve no Piauí nesta sexta-feira (11) visitando as obras dos lotes 6 e 7 da ferrovia Transnordestina na cidade de Paulistana, Sul do estado
Dilma chegou em uma locomotiva acompanhada do governador Wellington Dias (PT), do presidente nacional do Partido Progressista (PP) Ciro Nogueira e de Ciro Gomes, ex-governador do Ceará e atual diretor da Transnordestina Logística S/A.
Dilma entou na locomotiva e andou por alguns minutos no veículo (Foto: Catarina Costa/G1) |
A ministra da agricultura Kátia Abreu e o ministro dos transportes Antonio Carlos Rodrigues também acompanharam a presidente, que recebeu das mãos do presidente da Câmara de Vereadores de Paulistana o Título de Cidadã Paulistanense.
Essa é a primeira vez que Dilma visita as obras no trecho da ferrovia que passa pelo Piauí. A previsão do governo é de que depois de pronta a Transnordestina transporte até 30 milhões de toneladas por ano, com destaque para minério de ferro e soja.
A ferrovia começou a ser construída em junho de 2006, no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e deveria ter ficado pronta quatro anos depois, ao final do mandato. De acordo com o governo federal, o projeto prevê 1.753 quilômetros de ferrovia, beneficiando 81 municípios – 19 no Piauí, 28 no Ceará e 34 em Pernambuco.
Atualmente, a obra emprega mais de três mil operários apenas no Piauí e mais de seis mil no total. O trecho entre Eliseu Martins (PI) e Trindade (PE), passando por Paulistana, possui 423 quilômetros e já concluiu quase 50% das obras.
Trecho que passa pelo PI tem 423 km e já concluiu quase 50% das obras (Foto: Catarina Costa/G1) |
O orçamento total para a construção nos três estados saltou de R$ 4,5 bilhões, em 2007, para R$ 7,5 bilhões, em 2013 e o governo estima que ao final mais de R$ 11 bilhões devem ter sido investidos. A previsão é entregar a ferrovia concluída em setembro de 2016, com seis anos de atraso em relação ao prazo inicial e cinco anos além do previsto no cronograma do balanço quadrimestral do PAC 2, divulgado em outubro de 2013.
"Quero voltar ao Piauí para entregar esse trecho até 2016", falou a presidente após percorrer cerca de um quilômetro no canteiro de obras e acompanhar os operários fazendo a colocação de dormentes nos trilhos.
Quem mora na área próxima à futura ferrovia aguarda com ansiedade a conclusão dos trabalhos. "É uma obra de grande importância. Espero que ela mude a vida de todos, crie mais emprego para no estado, sem precisar as pessoas irem para longe, traga transporte e a abastecimento de água nesta região tão castigada pela seca", falou o agricultor Augusto Vieira, 65 anos.
"Eu que moro há 45 anos aqui e ver uma obra dessa no sertão do Piauí, fica até diferente nosso lugar. Espero que meus filhos voltem de São Paulo e minha família possa viver num local desenvolvido", declarou a agricultora Marilete Carvalho dos Santos.
Fotne: http://g1.globo.com/pi/piaui/noticia/2015/09/dilma-visita-obras-da-ferrovia-transnordestina-no-piaui.html
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