CFVV CFVV Author
Title: Prédio da Estação Ferroviária foi passado para o município de Lavras
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
fone Jornal de LAVRAS 21/04/2011 10:01 A transferênc...
fone Jornal de LAVRAS 21/04/2011 10:01
A transferência dos prédios do patrimônio da extinta Rede Ferroviária Federal estão sendo passados em doses homeopáticas - esta semana ganhamos a estação municipal.

Prédio que foi entregue a municipalidade na tarde de terça-feira, dia 19

Um dos problemas que o município enfrenta pode ter chegado ao fim: o uso do prédio da estação ferroviária na zona Norte, como ponto de uso de drogas, esconderijo de marginais e prostituição. O prédio da Estação Municipal foi passado para o município na tarde de terça-feira, dia 19.

O ato de assinatura do convênio foi na Secretaria do Patrimônio da União, o documento foi assinado pela prefeita Jussara Menicucci e pelo advogado da União Rogério Veiga Aranha e testemunhado pelo assessor Jurídico da Prefeitura de Lavras, o advogado Silvio César de Castro.

O prédio, segundo a prefeita Jussara Menicucci, será totalmente reformado e vai abrigar o Museu Ferroviário e o Arquivo Público Municipal.

O prédio da Estação Municipal da Estrada de Ferro Oeste de Minas, na praça da Estação, hoje denominada praça Dr. José Esteves, foi inaugurado no dia 11 de janeiro de 1914. O projeto arquitetônico foi de autoria do engenheiro Américo Paiva. A inauguração contou com as presenças do diretor da EFOM, Dr. Augusto Pestana, do diretor de tráfego, Dr. Cândido Mariano e autoridades da Lavras e região.

O antigo prédio da estação ferroviária foi reformado na década de 70, o projeto da reforma foi elaborado pelo engenheiro lavrense José Alfredo Unes.

observação:

O CFVV - Circuito Ferroviário Vale Verde embora não tenha sido citado nesta matéria, desde o início contribuiu para que isto e o que virá pela frente se torne possível. O presidente do CFVV Cesar Mori Junior atuou intensamente com denuncias e ofícios à Procuradoria da República sempre assinalando o descaso, o abandono e a necessidade do repasse da totalidade dos bens da antiga RFFSA para o município de Lavras. As denuncias resultaram na vinda de um Procurador Federal ao município, que fez uma vistoria no parque ferroviário abandonado e constatou diversas irregularidades. O que resultou na vinda da ANTT e DNIT em Lavras para inspeção no local para determinar as medidas mais urgentes a serem aplicadas. Além das denuncias o CFVV através de seu presidente também enviou ofícios solicitando a sessão dos bens patrimoniais da antiga RFFSA para o Município, reforçando o pedido já feito pelo poder público municipal, tanto na SPU, como na Procuradoria da Republica em Belo Horizonte CFVV durante Vinda da ANTT a Lavras ressaltou a necessidade que temos do alargamento do túnel da zona norte que passa sob a ferrovia e do túnel do centenário, bem como da colocação de passarelas nos bairros separados pela mesma ferrovia. Foi apontando a falta de segurança nos trilhos na região urbana, o que retrata uma necessidade urgente de melhoramento da via para evitar o trânsito de pedestres, na lateral ou sobre os trilhos. Estamos aguardando ainda o resultado da perícia da Agencia - ANTT e do DNIT para saber o que fazer a partir dai. Certo mesmo é que dia 28 do mês que vem (maio) realizaremos uma marcha sobre os trilhos da região para mobilizar a comunidade em defesa das mudanças

O que está acontecendo agora meus amigos, é a soma dos esforços do município apoiado pela incansável e permanente luta junto às autoridades por parte do CFVV. Pois, esta batalha não é uma batalha que se luta sozinho, mas uma batalha que precisa e muito da união e o respeito por todos que lutam pela preservação e a revitalização ferroviária na região. Estávamos aguardando a confirmação da assinatura do acordo de comodato entre a união e a prefeitura pela Estação ferroviária de Lavras, que já era de nosso conhecimento, assim como aguardamos do IPHAN resposta ao nosso oficio, solicitando a Chancela de Paisagem cultural no cenário ferroviario brasileiro para a cidade de Ribeirão Vermelho, como também aguardamos para breve a assinatura de posse dos prédios das oficinas da RFSA. Quando isso acontecer parte de nossa missão estará completa, mas entraremos em uma nova etapa, a do aproveitamento do espaço e sua preservação. Esperamos participar desde processo o máximo possível, uma vez que somos os mais interessados no resgate da memória da antiga Rede Ferroviária. Da mesma forma que participamos com a prefeitura na estruturação do Museu ferroviário de Lavras, aliás, Museu que foi apontado pelo CFVV como melhor fim para aquela estação, sugestão esta aceita pela Prefeita Jussara Menicucci. O projeto do Museu já foi enviado à SPU para avaliação e liberação de verbas para realização das reformas.

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top