Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: Um pistonista solitário nos galpões da antiga Rede Mineira de Viação, em Lavras MG
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
O local já foi oficina de locomotivas, fábrica de vagões e hoje caminha para se transformar num complexo cultural, são os galpões da RMV ...
O local já foi oficina de locomotivas, fábrica de vagões e hoje caminha
para se transformar num complexo cultural, são os galpões da RMV
Pistonista toca solitário num doa galpões da antiga Rede. Fotos: Jornal de Lavras
Os moradores vizinhos dos galpões abandonados da Rede Ferroviária disseram que duas ou três vezes por semana, aquele espaço gigantesco estava sendo preenchido com música, música agradável: um pistonista solitário levou sua arte para aquele local.
Na tarde de hoje a música agradável vazava pelas janelas de vidros quebrados daquele espaço quase centenário. A reportagem foi até lá e encontrou, no meio de um dos galpões da oficina, o pistonista solitário. Ele se identificou como Walmir Machado de Oliveira, um músico de uma família de artistas de Lavras, a família de Lázaro Machado.
Conversando com ele, Walmir contou que atualmente trabalha com Anderson e Vanessa, também toca na Euterpe Operária, a banda fundada em 1910 pelo professor José Luiz de Mesquita, um celeiro de grandes músicos.
Questionado por que escolheu aquele lugar para executar sua arte, Walmir disse que faz isso para não incomodar as pessoas, um erro, já que sua música e seu talento jamais incomodariam alguém. Outra razão, segundo ele, seria a acústica: "perfeita", disse.
Walmir Machado de Oliveira disse que em média utiliza aquele local três vezes por semana. Ele contou que trabalha na Unidade Regional de Pronto Atendimento (Urpa), como maqueiro, disse também que morou fora de Lavras e já tocou numa banda que fazia bailes por todos o Brasil.
Orgulho ele disse que já tocou para Cauby Peixoto, João Bosco, Leandro e Leonardo, Cláudia Raia, Os Golden Boys, Erasmo Carlos e outros. Ele explicou que sua banda fazia bailes e estas pessoas eram convidadas a se apresentarem nos intervalos, foi aí que teve a oportunidade de poder mostrar sua arte a estes artistas, acompanhando-os.
Em Lavras ele também tocou na Banda Mix, uma das mais tradicionais do Sul de Minas. A grande maioria dos músicos da Banda Mix são parentes dele, são irmãos, cunhada, sobrinhos e outros.
Enquanto aquele espaço não se transforma em um complexo cultural, apenas os vizinhos dos galpões da antiga RMV poderão desfrutar de sua boa música.

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top