Lavras Além do Tempo Lavras Além do Tempo Author
Title: FOTOS ANTIGAS DE NOSSA QUERIDA FERROVIA!
Author: Lavras Além do Tempo
Rating 5 of 5 Des:
INCÊNDIO APÓS ACIDENTE FERROVIÁRIO Ourinhos, anos 1950 Foto por Francisco de Almeida Lopes ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE OURINHOS Plataforma da ant...

INCÊNDIO APÓS ACIDENTE FERROVIÁRIO

















Ourinhos, anos 1950
Foto por Francisco de Almeida Lopes

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE OURINHOS


















Plataforma da antiga estação ferroviária de Ourinhos, meu pai é o último à esquerda. (Anos 1940).

TRANSPONDO FRONTEIRAS -LOCOMOTIVA 723
LIMITE ENTRE SÃO PAULO E O NORTE DO PARANÁ, NO MUNICÍPIO DE OURINHOS, PONTES SOBRE O RIO PARANAPANEMA -FOTO POR FRANCISCO DE ALMEIDA LOPES


VAGÃO DE CARGA - SPP


2ª ESTAÇÃO DE LONDRINA


O RÁPIDO PROGRESSO DO MUNICÍPIO TROUXE UMA NOVA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA - FOTO POR FRANCISCO DE ALMEIDA LOPES

LOCOMOTIVA 15

ACERVO DE FRANCISCO DE ALMEIDA LOPES

LOCOMOTIVA 3


FAZIA O TRANSPORTE OURINHOS - CAMBARÁ - ACERVO DE FRANCISCO DE ALMEIDA LOPES

LOCOMOTIVA A VAPOR Nº 22

ACERVO DE FRANCISCO DE ALMEIDA LOPES

MANUTENÇÃO DE LINHA

PEQUENA LOCOMOTOVA PARA MANUTENÇÃO DE LINHA DA SPP - FOTO POR FRANCISCO DE ALMEIDA LOPES

PEQUENAS MANOBRAS


LOCOMOTIVA PARA PEQUENAS MANOBRAS HENSCHEL & SOHN - (Companhia Ferroviária São Paulo-Paraná) ACERVO DE FRANCISCO DE ALMEIDA LOPES

APUCARANA


1ª ESTAÇÃO FERROVIÁRIA - INAUGURAÇÃO FOTO POR FRANCISCO DE ALMEIDA LOPES

APUCARANA

Inauguração da estação de Apucarana, última estação inaugurada no tempo dos ingleses. Chega o trem no qual estava o interventor Manuel Ribas (Pr). Foto por Francisco de Almeida Lopes

LOCOMOTIVA 12

LOCOMOTIVA E PESSOAL DE LINHA. (Acervo Francisco de Almeida Lopes (1909-1987)
LOCOMOTIVA (12 1923) transportando partes de uma ponte ferroviária.
(Acervo Francisco de Almeida Lopes (1909-1987)

LOCOMOTIVA DE MANOBRA DA SPP (Acervo Francisco de Almeida Lopes (1909-1987)
VAGÃO DE PASSAGEIROS DA SÃO PAULO-PARANÁ (Acervo Francisco de Almeida Lopes (1909-1987)

2ª ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE LONDRINA

2ª ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE LONDRINA - LOCOMOTIVA 639, Foto por Francisco de Almeida Lopes (1909-1987) .

LONDRINA - 1ª ESTAÇÃO

1ª Estação Ferroviária de Londrina (1º/1/1935). A locomotiva parece ser a nº 2. Ao lado uma pequena locomotiva para reparos na linha. (Acervo Francisco de Almeida Lopes (1909-1987)

DIESEL E VAPOR


Diesel G12 - 1317 e a vapor 665, no pátio de Ourinhos. Foto por Francisco de Almeida Lopes

RUMO AO NORTE DO PARANÁ

Trem de passageiro deixando o pátio de Ourinhos em direção ao norte do Paraná, nos anos 1950. Foto por Francisco de Almeida Lopes

LOCOMOTIVA A DIESEL G 12


Uma G 12 atravessa o município de Ourinhos, cortando o cafezal.
Foto por Francisco de Almeida Lopes - Rede de Viação Paraná-Santa Catarina

LOCOMOTIVA 596


Trem de passageiro da Rede de Viação Paraná-Santa Catarina, anos 1950. Foto por Francisco de Almeida Lopes.

O PASSADO E O PRESENTE NOS ANOS 1950

Locomotiva a vapor 701 - Foto por Francisco de Almeida Lopes, no pátio de Ourinhos.

LOCOMOTIVA A DIESEL 1315, DO MODELO G !2


As locomotivas a diesel foram substituindo as movidas a vapor. A que vemos está transportando um número grande de caminhões carregados. Pátio ferroviário de Ourinhos Foto por Francisco de Almeida Lopes.

PÁTIO FERROVIÁRIO


Pátio da Rede de Viação Paraná-Santa Catarina, em Ourinhos, anos 1940. Foto por Francisco de Almeida Lopes.

ESTAÇÃO DE OURINHOS

Locomotiva na Estação da Sorocabana em Ourinhos, no ano de 1953. Foto por Francisco de Almeida Lopes.

LOCOMOTIVA 25


No pátio da Estrada de Ferro Sorocabana, estação de Ourinhos, anos 1950. Foto por Francisco de Almeida Lopes.

LOCOMOTIVA 21

Fazendo transporte de carga na Companhia Ferroviária São Paulo-Paraná, no norte do Paraná.

About Author

Advertisement

Postar um comentário

Anônimo disse... 18 de agosto de 2010 às 21:52

muito joia essaa photos...
tem q publicar mais...
farrovia e facinante
quando vejo essas photos nao acredito q esta nessa ruina q de hoje...
muito boas as photos...

Lavras Além do Tempo disse... 18 de agosto de 2010 às 21:59

Certamente haverão outras....obrigado!

Anônimo disse... 3 de março de 2011 às 10:49

A história de todo o Norte do Paraná é contada por essas maravilhosas fotos da Ferrovia São Paulo Paraná.
Parabéns!!!
Nós, os amadores que gostamos de história, só podemos louvar a iniciativa do autor e implorar para que publique mais e mais fotos!

marcos disse... 27 de novembro de 2011 às 22:33

a foto da g12 1317 está la meu pai todo de branco com boné de pé em cima do engate da locomotiva, nessa época ele trabalhava de guarda-freio e hoje ele passou para mim toda experiencia, sigo cortando a ferrovia como maquinista, tenho saudade de tanto historia que ele me contava

Anônimo disse... 5 de abril de 2013 às 22:49

FOI UMA EMOÇÃO REVIVER ESTAS FOTOS POIS MEU PAI ERA O DONO DO BAR DA ESTAÇÃO DE OURINHOS QUE SAUDADES PARABÉNS E QUE DEUS LHE ABENÇOE.
ALZIRA PEREIRA DA SILVA

Mário Barbosa disse... 6 de junho de 2013 às 08:47

Olá, como pode um pais como o Brasil deixar de lado o transporte ferroviário, fui criado perto desses trilhos e cresci escutando as manobras no pátio, meu pai foi ferroviário em Ourinhos......sinto saudadesdesse tempo.....parabéns pelo seu blog......

Fande Mamud Jr. disse... 29 de julho de 2013 às 02:06

Nasci e cresci ao lado da ferrovia, pois meu pai era maquinista da antiga RFFSA. Viajei muito para Curitiba (longas mas inesquecíveis 18 horas de viagem) e Londrina na região norte. Bons tempos!

Unknown disse... 9 de abril de 2015 às 18:02

Desculpe, mas as fotos entituladas "Apucarana" são na verdade da estação de Arapongas, inaugurada no ano de 1941.
A estação apucaranense só veio a ser inaugurada um ano mais tarde, em 1942, c/f http://www.estacoesferroviarias.com.br/pr-spp/arapongas.htm

 
Top