Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: Governo recebe dados em consulta de linhas de trem no sul
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
Até o fim deste mês, o Ministério dos Transportes recebe contribuições para a consulta pública sobre os estudos de viabilidade econômico-fi...
Até o fim deste mês, o Ministério dos Transportes recebe contribuições para a consulta pública sobre os estudos de viabilidade econômico-financeira de duas linhas de trens de passageiros na Região Sul. Um delas liga as cidades paranaenses Londrina e Maringá, passando por 13 municípios, e a outra conecta as gaúchas Caxias do Sul e Bento Gonçalves, passando por outras três cidades.

Os estudos para a implantação das linhas foram feitos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para tentar desafogar o trânsito nas cidades servidas por elas. Trechos de ferrovias de cargas já existentes devem ser usados para a passagem de trens de passageiros de média velocidade. A exploração das linhas se dará por concessão ou parcerias público-privadas (PPP). Os estudos de outros quatro trechos ferroviários para transporte de passageiros ainda estão em desenvolvimento: Pelotas (RS) a Rio Grande (RS), Conceição de Feira (BA) a Feira de Santana (BA) - passando por Salvador -, Teresina (PI) a Codó (MA), e São Luís a Itapecuru-Mirim (MA).

Tecnologia

Já a linha da tecnologia Aeromóvel, que ligará a Estação Aeroporto do metrô de Porto Alegre (RS) ao Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho, deve passar pelos primeiros testes ainda nesta semana. O primeiro veículo, o A100, chegou à capital gaúcha no último sábado e tem capacidade para 150 passageiros.

O projeto da primeira linha da tecnologia Aeromóvel em operação comercial no Brasil usa tecnologia 100% nacional. Os veículos suspensos, movidos a ar, permitirão integração e acesso rápido e direto dos usuários do metrô ao terminal aeroportuário. O trajeto de 998 metros, com duas estações de embarque, será percorrido em 90 segundos. A linha contará com dois veículos - um com capacidade para 150 passageiros e outro para 300 -, que funcionarão alternadamente conforme a demanda. O projeto está orçado em R$ 37,8 milhões.

"De acordo com o cronograma, estaremos iniciando a operação comercial no segundo semestre deste ano, cumprindo, assim, com toda a fase de testes para garantir a segurança do sistema", disse o diretor-presidente da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb), Humberto Kasper.

O Aeromóvel é um meio de transporte automatizado, em via elevada, que utiliza veículos leves, não motorizados. Sua propulsão é pneumática - o ar é soprado por ventiladores industriais de alta eficiência energética, por meio de um duto localizado dentro da via elevada. O vento empurra uma aleta (semelhante a uma vela de barco) fixada por uma haste ao veículo, que se movimenta sobre rodas de aço em trilhos.

Fonte: DCI
Publicada em:: 16/04/2013

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top