Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: Ministro dos Transportes se reúne com representantes das concessionárias de ferrovias
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
  Representantes da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) e das concessionárias de ferrovias América Latina Logís...
 
Representantes da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF) e das concessionárias de ferrovias América Latina Logística (ALL), Ferrovia Tereza Cristina (FTC), MRS Logística, Valor da Logística Integrada (VLI), Vale e Transnordestina (TLSA) se reuniram com o ministro dos Transportes, César Borges, em Brasília (DF). No encontro, foram apresentados os principais pleitos das ferrovias de carga que dependem de apoio do governo para serem concretizados.
O presidente executivo da ANTF, Gustavo Bambini, iniciou a reunião elogiando a importância dada, pelo Governo Federal, ao sistema de infraestrutura ferroviária do País, que passou a ser estruturado, depois de muitos anos, pelo Programa de Investimento e Logística (PIL). Para Bambini, trata-se de uma política pública de Estado fundamental para o desenvolvimento do setor, e que tem por desafio integrar um novo modelo de concessão com aquelas atualmente vigentes. “O papel da ANTF é de somar esforços para que essa integração e o êxito do PIL se concretizem”, afirmou Bambini.
 
A primeira solicitação feita pelo presidente executivo da ANTF ao ministro foi a inclusão do Programa de Segurança Ferroviária (PROSEFER), no Plano de Aceleração (PAC3). O programa é composto por um estudo que indica as principais obras necessárias para garantir maior segurança nas ferrovias de carga e, consequentemente, aumentar a eficiência operacional.
Bambini também pediu o auxílio do ministro para que as questões que envolvem o passivo trabalhista da extinta Rede Ferroviária Federal S.A.(RFFSA) sejam resolvidas com mais agilidade. Outro ponto importante apresentado ao ministro César Borges refere-se ao biodiesel. Entre as solicitações, está a retirada da obrigatoriedade de utilização do produto misturado ao diesel, combustível usado pelas locomotivas. 
 


Após ouvir os argumentos dos representantes das ferrovias, Borges sugeriu a criação de uma câmara temática ou um grupo de trabalho, integrado por representantes do governo e das ferrovias para que os problemas sejam hierarquizados e solucionados. O ministro dos Transportes destacou ainda que os resultados positivos que constam no balanço do transporte ferroviário de cargas demonstra a importância do modal para a economia brasileira. Borges enfatizou ainda que a ANTF tem um papel importante no diálogo e interface com o governo.
Ao final do encontro, o presidente executivo da ANTF convidou Borges para participar do VI Brasil nos Trilhos, principal evento das ferrovias do País, que será realizado nos dias 20 e 21 de agosto.

Fonte: ANTF
Publicada em:: 17/06/2014

 

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top