Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: Cidades da Serra da Mantiqueira querem reativar trem de passageiros
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
30/03/2012 21h52 - Atualizado em 30/03/2012 21h52   Ideia é incentivar turismo em São João, Águas da Prata (SP) e Poços (MG). Mu...
30/03/2012 21h52 - Atualizado em 30/03/2012 21h52
 

Ideia é incentivar turismo em São João, Águas da Prata (SP) e Poços (MG).

Municípios avaliam custos e como buscar recursos para o novo projeto.


As Prefeituras de São João da Boa Vista, Águas da Prata (SP) e Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, estão buscando recursos para reativar o trem de passageiros. O objetivo é incentivar o turismo na Serra da Mantiqueira.
Hoje, os trilhos transportam apenas minério e máquinas de Poços de Caldas para o interior do Estado de São Paulo.
Há 30 anos, os turistas subiam a serra de trem. O aposentado Antônio Azarias trabalhava na manutenção nos trilhos e conhece todos os detalhes do trecho entre São João e Poços, principalmente na serra. “Tem lugar que você fica com medo. É um abismo. Em compensação é gostoso”, explicou.
Agora, as estações de São João e Águas da Prata são simples cartões postais, mas os secretários das prefeituras se reuniram com a Associação Mogiana de Preservação Ferroviária (AMPF) e decidiram que vão buscar investimentos para reimplantar o trem turístico na região.
“Nessa próxima semana vamos voltar a nos reunir para que eles possam passar os custos da viabilidade do projeto e os caminhos que nós temos que tomar para a captação de recurso”, disse o secretário de Turismo de Águas da Prata, Luis Augusto da Silva.
A ideia inicial é que a associação administre o projeto. “Eles são uma associação sem fins lucrativos e eu acho que é importante porque eles já têm os maquinistas, já têm a oficina mecânica para dar a manutenção dos vagões”, destacou Silva.
Em um primeiro momento o trem deve sair de São João da Boa Vista, passar por Águas da Prata e seguir até uma estação que fica na zona rural de Poços de Caldas.
Mas o secretário de Turismo de Poços, José Carlos Polli, disse que existe um outro projeto pra estender a rota até o Centro da cidade e depois ampliar o percurso. “Com possibilidade de estender até Aguaí, Campinas”, disse.

Caso o projeto realmente dê certo, não vão faltar histórias pra contar no caminho. “Em 1886, a imperatriz Teresa Cristina e o imperador Dom Pedro II estiveram nessa plataforma inaugurando o trem que ia até Poços de Caldas”, disse o historiador José Lopes.

Estação de trem de Águas da Prata pode voltar a receber passageiros (Foto: Reprodução/EPTV)



Obs.: Vídeo interessante na reportagem.

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top