O Senhor Deputado
Federal Paulo Feijó
(PR-RJ)
pronuncia o seguinte discurso:
Senhor Presidente; Senhoras Deputadas;
Senhores Deputados; senhoras e senhores aqui presentes; crianças, jovens,
senhoras senhores e pessoas com deficiência que me ouvem, veem, e leem pela
Rádio e TV Câmara, Internet, redes sociais e, inclusive pela Língua Brasileira
de Sinais - Libras, e em particular os ilustres cidadãos do meu Estado, Rio de
Janeiro, a quem tenho o orgulho de aqui representar,
Quero
aqui registrar o Seminário “O Brasil de Volta aos Trilhos”, ocorrido nos dias
23 e 24 de março próximo passado, no Museu Imperial em Petrópolis.
O Seminário teve como entidades promotoras:
ABOTTC - Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais,
FPF - Associação Fluminense de Preservação Ferroviária, GT-TREM Grupo de
Trabalho do Conselho Municipal de Turismo de Petrópolis, Museu Imperial e MPF -
Movimento de Preservação Ferroviária. Contou com o apoio de 11 entidades e
congregou cerca de 200 participantes, representando organizações militantes da
preservação do patrimônio histórico e cultural das estradas de ferro e da
revitalização do transporte sobre trilhos no país.
Ao
final do evento, foi aprovada a “Carta de Petrópolis”, contendo 25 proposições
dirigidas autoridades e órgãos dos
Poderes Executivo e Legislativo, nas esferas federal, estaduais e municipais,
onde se destacaram:
a)
que o Governo Federal priorize a implementação dos seus projetos de transporte
sobre trilhos, como a TAV – Trem de Alta Velocidade Rio / São Paulo / Campinas;
b)
que o Governo Federal, juntamente com os Governos Estaduais e Municipais,
agilize os projetos de expansão das malhas e implantação de novos sistemas de
metrôs e trens urbanos, nas regiões Metropolitanas e cidades de grande e médio
portes;
c)
que a Estação Barão de Mauá, sede da saudosa Estrada de Ferro Leopoldina, no
Rio e Janeiro, seja restaurada e requalificada, impedindo a ocupação de suas
edificações e seu pátio para atividades
estranhas ao trabalho ferroviário;
d)
que o IPHAN realize com urgência as obras de recuperação das edificações do
Museu do Trem do Rio de Janeiro, no Bairro do Engenho de Dentro, reabrindo-o
para visitação pública e para seus tradicionais projetos educacionais e
culturais;
e)
que o Governo Federal retome de imediato o projeto “Trens Regionais de Passageiros”,
desenvolvido pelo BNDES e pela UFRJ;
f)
que o Governo do Estado do Rio de Janeiro e as Prefeituras dos Municípios de
Magé e de Petrópolis, com o apoio do
Governo Federal, implementem de imediato os projetos de reativação da Estrada
de Ferro Mauá, primeira ferrovia do Brasil, e da Estrada de Ferro Príncipe do
Grão-Pará, nesta última viabilizando o retorno da ligação ferroviária entre o
Rio de Janeiro e Petrópolis, por meio do chamado Expresso Imperial.
Relativamente
a essa última proposição, celebrou-se em ato público durante o Seminário um ACT
- Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado e as Prefeituras de
Magé e de Petrópolis, para o imediato início da implantação do Expresso Imperial,
o qual, além dos benefícios que gerará para o turismo na região serrana,
representará uma alternativa vantajosa para os deslocamentos rodoviários entre
Petrópolis e Rio, atualmente muito demorados e poluentes, em decorrência dos
constantes engarrafamentos.
A
“Carta de Petrópolis”, contém outras importantes proposições que não lerei
neste momento para não tornar extenso o meu pronunciamento. Seu texto integral,
porém, está disponibilizado pela Internet, na página do MPF - Movimento de
Preservação Ferroviária: www.trembrasil.org.br.
Na
condição de ferroviário no exercício de mandato parlamentar, registro aplausos
às entidades promotoras e apoiadoras e a todos os participantes do Seminário “O
Brasil de Volta aos Trilhos”, parabenizando-os pela aprovação da “Carta de
Petrópolis”.
Solicito
aos ilustres parlamentares, que emprestemos nosso apoio às recomendações
registradas na Carta, recomendando aos órgãos do Poder Executivo que se
empenhem na sua realização.
Muito
obrigado!
PAULO
FEIJÓ
DEPUTADO
FEDERAL
PR/RJ
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