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Author: Anderson Nascimento
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O projeto “Expresso Pai da Aviação”, considerado como Projeto Piloto do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DN...





O projeto “Expresso Pai da Aviação”, considerado como Projeto Piloto do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), foi elaborado pela OSCIP Movimento Nacional Amigos do Trem em parceria com o Ministério dos Transportes e as Universidades Federais de Juiz de Fora (UFJF) e Viçosa (UFV). Faz parte do Programa Nacional de Revitalização das Ferrovias do Ministério dos Transportes, visando a preservação do patrimônio público ferroviário, mais especificamente das regiões da Zona da Mata e Campos das Vertentes, através da reativação do trem turístico regional de passageiros no trecho entre a estação central de Santos Dumont até a fazenda Cabangu, onde nasceu Alberto Santos Dumont, totalizando  um percurso de aproximadamente 20km.
A base de dados que possibilitou a elaboração do projeto propriamente dito foi a realização de um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Gestão (EVTE), viabilizado através de recursos liberados pelo Ministério dos Transportes e do convênio firmado entre as citadas OSCIP e Universidades. Tal estudo contempla o memorial descritivo da operação de transporte ferroviário de passageiros para o trecho Juiz de Fora/ Santos Dumont, as previsões de demanda e de potencial turístico e a relação detalhada da infra e super-estrutura a ser utilizada.
Aprovação da População ( 92%)
A área de influência do projeto  abrange 2 milhoes e 500 mil habitantes
Para a viabilidade do projeto, realizou-se pesquisa pela UFV e UFJF, quantitativa e qualitativa nas áreas abrangentes dos 6 municípios envolvidos.
Foram entrevistadas 26.426 pessoas.
O projeto "Expresso Pai da Aviação'', visa, também, reintegrar parte do patrimônio público ferroviário à vida cotidiana da população, visto que a grande estrutura que dá suporte a ele (estações, armazéns, caixas d’água, cabines de sinalização, passarelas, linha férrea, etc) é vista atualmente como um entrave à “objetiva” vida citadina. Grandes trechos de linha férrea sem uso ou utilizados apenas para transporte de cargas, edificações abandonadas, deterioradas ou ocupadas de forma irregular, falta de sinalização causando perigo e transtorno nas passagens de nível, todos esses problemas podem ser apaziguados com a utilização desse patrimônio ferroviário tão significativo na história do desenvolvimento das cidades através, não só do seu potencial turístico, mas principalmente do seu valor social.
A presença do trem nos citados municípios, acompanhado das diversas atividades sociais, turístico/culturais previstas, irá contribuir para a divulgação e preservação do patrimônio público ferroviário desses locais e também para o desenvolvimento de outras áreas tais como economia, educação, lazer, meio ambiente e transporte, geração de emprego e renda, resultando na melhoria da qualidade de vida dessas comunidades e com a implementação de um turismo consciente.
Objetivos do Projeto:
  Contribuir para a preservação do patrimônio público ferroviário nacional;
  Valorizar a memória local através da revitalização arquitetônica do local;
Utilização do patrimônio público ferroviário como espaço social de lazer, cultura, educação e turismo aproveitado pela comunidade local;
  Incentivar e propiciar a revitalização do entorno com a participação da comunidade;
  Ampliar as possibilidades de turismo regional, cultural e ecológico;
Disponibilizar espaço para uma área técnica de manutenção das locomotivas e vagões, gerando emprego e renda;
Dar suporte ao projeto “Expresso Pai da Aviação”, tanto em relação às atividades culturais desenvolvidas no local, quanto à utilização da oficina para a manutenção do trem turístico;
Valorizar os ex-funcionários da Rede Ferroviária através da sua participação no projeto.
O Expresso Pai da Aviação utilizará os vagões Budd de aço inox, que serão reformados e, receberão um envelopamento com as marcas das empresas patrocinadoras do projeto. Inicialmente, funcionará a locomotiva e seis vagões – dois vagões-restaurantes (com cerca de 50 lugares cada um) e quatro de passageiros (com 80 lugares cada um).













A assinatura do repasse dos bens, ocorrida na Estação Ferroviária de Santos Dumont, contou com a presença de diversas autoridades.

Fonte.: http://www.amigosdotrem.com.br/Projeto.php








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