Locomotiva chegou a Porto Nacional, mas já segue para o Maranhão (Foto: Rachel Lemos/TV Anhanguera) |
A locomotiva que irá fazer o transporte da produção agrícola do Tocantins, entre outros produtos, pela ferrovia Norte-Sul foi preparada para seguir viagem nesta quarta-feira (12), em Porto Nacional. Ela chegou na cidade no último sábado (7) e, após muito trabalho, foi montada e integrada a composição nos trilhos. O modelo tem potência pra carregar 60 vagões, o que equivale a 3,5 mil toneladas.
Fabricada em Sete Lagoas (MG) a locomotiva é uma das mais modernas do Brasil. "Ela gera uma economia de 9% de combustível em relação aos modelos anteriores", explica Eduardo Calleia Junger, gerente da empresa Valor Logística Integrada, que tem a concessão da ferrovia Norte-Sul.
O novo equipamento ainda não está em operação, porque precisa passar por uma espécie de revisão mecânica, que será feita em uma oficina de São Luís (MA). Como ainda não pode ser ligada, a locomotiva está indo para o Maranhão de carona com uma carga de minério de ferro.
De acordo com a empresa, no trecho de Porto Nacional a São Luis outras seis máquinas devem chegar nos próximos dias. Um investimento calculado em R$ 45 milhões, que deve ajudar o estado a escoar a produção agrícola.
"Quando a ferrovia começar a operar em Porto Nacional, os produtores que estão mais próximos do município, que têm que levar a carga até Palmeirante, já vão deixar essa carga mais perto", observa Junger.
A previsão é que a locomotiva comece a operar sozinha a partir da próxima semana, levando combustível e grãos do Tocantins para o Porto do Itaqui, em São Luís.
Fonte: G1
Publicada em:: 13/02/2014
Postar um comentário
Postar um comentário