Um projeto concreto do transporte ferroviário nordestino pode ser visto na região Sul do Ceará. Em funcionamento desde o dia 1º de dezembro de 2009, o Metrô do Cariri percorre 13,6 quilômetros de linha e nove estações entre Juazeiro do Norte e o Crato. Orçado em mais de R$ 25 milhões, os trens de passageiros estão entre os primeiros a serem fabricados na América do Sul nos últimos 20 anos.
“Deixei de trafegar em uma rodovia perigosa (CE-292), de correr riscos com acidentes e com o trânsito, além de ter mais conforto” comemora o professor de informática Allan Diego Batista, que comumente usava uma motocicleta para trafegar entre cidades do interior cearense. Assim como ele, outros moradores da região estão animados com a chegada dos novos trens.
A também professora Fabiana de Alencar ressalta a qualidade do transporte e o preço mais acessível das passagens. “É climatizado, mais seguro e não é lotado como os ônibus. Em dez minutos, chegamos à escola. A gente percebe também a mudança para os estudantes. O trem facilitou muito a vida deles, que sempre precisam fazer uma atividade extra e não dependem mais de ônibus e da insegurança”, relata a professora de língua estrangeira.
Novo ramal para a Grande Recife
Na Grande Recife (PE), as nove unidades do VLT encomendadas foram todas entregues. As duas últimas chegaram no mês de junho, de acordo com a assessoria da CBTU de Recife. Porém, apenas três delas estão circulando. Isso porque estão sendo concluídos os serviços na malha ferroviária da região.
Os novos modelos substituirão os antigos trens que operam na linha diesel, que faz o percurso entre Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, e Cabo de Santo Agostinho; e Cajueiro Seco ao Curado. Ao todo, são 30 km de estrada de ferro. De acordo com a assessoria da CBTU de Recife, no final de 2014, com a duplicação da malha, o sistema estará operando com todos os trens a diesel.
Atualmente, são transportados 5 mil usuários/dia, mas se espera um salto para 100 mil usuários/dia. Também há previsão de que seja construído um novo ramal para atender ao Complexo Portuário de Suape.
Fonte: Revista Nordeste
Publicada em:: 31/01/2014
“Deixei de trafegar em uma rodovia perigosa (CE-292), de correr riscos com acidentes e com o trânsito, além de ter mais conforto” comemora o professor de informática Allan Diego Batista, que comumente usava uma motocicleta para trafegar entre cidades do interior cearense. Assim como ele, outros moradores da região estão animados com a chegada dos novos trens.
A também professora Fabiana de Alencar ressalta a qualidade do transporte e o preço mais acessível das passagens. “É climatizado, mais seguro e não é lotado como os ônibus. Em dez minutos, chegamos à escola. A gente percebe também a mudança para os estudantes. O trem facilitou muito a vida deles, que sempre precisam fazer uma atividade extra e não dependem mais de ônibus e da insegurança”, relata a professora de língua estrangeira.
Novo ramal para a Grande Recife
Na Grande Recife (PE), as nove unidades do VLT encomendadas foram todas entregues. As duas últimas chegaram no mês de junho, de acordo com a assessoria da CBTU de Recife. Porém, apenas três delas estão circulando. Isso porque estão sendo concluídos os serviços na malha ferroviária da região.
Os novos modelos substituirão os antigos trens que operam na linha diesel, que faz o percurso entre Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, e Cabo de Santo Agostinho; e Cajueiro Seco ao Curado. Ao todo, são 30 km de estrada de ferro. De acordo com a assessoria da CBTU de Recife, no final de 2014, com a duplicação da malha, o sistema estará operando com todos os trens a diesel.
Atualmente, são transportados 5 mil usuários/dia, mas se espera um salto para 100 mil usuários/dia. Também há previsão de que seja construído um novo ramal para atender ao Complexo Portuário de Suape.
Fonte: Revista Nordeste
Publicada em:: 31/01/2014
Postar um comentário
Postar um comentário