Proposta Trem Turístico Maria Fumaça.
César Mori Junior
O Projeto para trazer de volta ao cenário a Maria Fumaça, existe hoje em várias cidades e como a linha férrea no Brasil foi literalmente sucateada ao longo dos anos, hoje há uma preocupação não só com a recuperação, mas também com a implantação do Trem Turístico onde há condição. Ou seja, desejo da população, engajamento por parte das empresas que aqui estão, de certa forma, boas condições da linha férrea, parceria com alguma empresa ou associação de preservação ferroviária e também apoio e suporte de uma ou mais empresas concessionárias como a FCA e a MRS.
Quais são os atrativos turísticos que a nossa região tem? Vários!! Mas em sua maioria apagados, ou mal explorados. Precisamos de uma ação conjunta da sociedade, engajada no diagnóstico e preparação de toda a região para transformar, cidades e campos em atrações turísticas. Claro que também precisaremos de um político forte, comprometido com a seriedade e com visão!! Isto o Prefeito Hamilton de Perdões tem, que é o Deputado Federal Mauro Lopes. E o Prefeito de Perdões já se comprometeu a conduzir o segmento político necessário para angariar recursos ao projeto. Inclusive de trazer mais prefeitos de nossa região.
Vejam bem, atrativo turístico em minha opinião é mais ou menos parecido com ser atacado por um enxame de abelhas só que ao invés de ferrões, o mel. Mel tão gostoso que só mesmo a expressão de uma criança ao receber um brinquedo tão desejado. Ou o sorriso alegre de uma criança subnutrida após vários dias de alimentação decente e saudável.
Toda pessoa mais esclarecida, cujo horizonte, não se resume aos seus dedões, sabe que Turismo requer várias condições para que o mesmo ocorra. Muitas vezes a natureza já dota uma cidade ou uma região (como o Pantanal, etc.) para que o Turismo específico seja implantado sem muito e$forço.
Ahh, mas não dá para comparar o Pantanal com a nossa região. Claro que não!! Mas nem por isso deixamos de ter atrativos, mas antes precisam de CRENÇA em seus potenciais e de muito mais trabalho da população das cidades (de nossa região), do que de algumas Prefeituras e seus representantes que se gabam em dizer que possuem a máquina e um projeto como este só pode ser feito se eles estiverem na frente... This is a lie! Mentira!!!!
Mas como assim se êles tem a máquina??? (Os políticos)
Quem tem a máquina SOMOS NÓS, faço aqui lembra-los !!! Todos que abrimos e fechamos porta de nosso comércio, escolas, universidades, todos os dias. Que contratamos funcionário(s). Que procuramos emprego por aqui mesmo. Todos que gostariam de ver seus filhos por perto e com um futuro razoável. Que buscam um hospital e gostariam de encontrá-lo equipado e com condições para atender a população. Mas que nem por tudo isso claro, iremos querer ser uma cidade/região com problemas de cidade grande. Precisamos sim, continuar com o que estamos fazendo: Planejar em conjunto, este projeto maravilhoso, que trará uma mudança incalculável para toda a região indiscutivelmente.
O desejo de uma população ecoa muito forte! Mas tem que haver o desejo. Chega de prostração e de braços cruzados.
(Iniciando em Perdões indo até Carrancas todos poderão ser, amanhã, agraciados com um projeto local, apoiado PELO BNDES ou BDMG, que possuem MEIOS para auxiliar na elaboração e execução deste projeto que poderá se chamar - Projeto Trem Maria Fumaça Vele Verde Express. Existe um projeto deste tipo sendo ou ja foi concluído não sei ao certo, a pedido do BNDES, pelo COPPE (Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro) e que se encontra em estudo de implantação pelo Governo Estadual e Federal.) NÃO SEI A QUANTAS ANDA ESTE PROJETO.
É uma hipótese a ser estudada em paralelo, pois condições de desenvolver nosso próprio projeto temos e profissionais para isto idem. Temos a linha, profissionais, matéria natural, interesse e sobre tudo apoio do governo federal para este tipo de investimento. Hoje no Brasil, todos os estados estão resgatando suas linhas de Maria Fumaça. E a menos que Minas Gerais não faça mais parte da Federação, nós temos o mesmo direito e podemos faze-lo. Segundo informações de jornais: (O Trem do Pantanal está voltando, Aparecida do Norte está ganhando um Trem, São Sebastião do Paraíso aqui pertinho idem, O trem da vale em Mariana, Paraná com dois trens de Luxo, Nordeste, Goiás, etc.).
Mas porque estudo de implantação??
Porque tem que ser viável economicamente, ou seja: mais entrada do que saída. A população também é parte importante deste processo pois é ela que vai abraçar a idéia como quem abraça um bote salva-vidas no meio de uma tempestade. Um projeto deste porte agracia o ferroviário aposentado precocemente até o artesão. Se eu fosse colocar aqui a quantidade de benefícios que a nossa região teria certamente não haveria espaço suficiente para tal. Sinceramente, qual o turismo que temos por aqui ??
O Projeto Maria Fumaça existe hoje em várias cidades e como a linha férrea no Brasil foi literalmente sucateada ao longo dos anos, hoje há uma preocupação não só com a recuperação mas também com a implantação do Trem Turístico onde há condição. Ou seja, desejo da população, engajamento por parte das empresas que aqui estão, boas condições da linha férrea (acreditem! A nossa linha está em bom estado, apesar de ser uma senhora de mais de um século de vida). Parceria com alguma empresa ou associação de preservação ferroviária e também apoio e suporte de uma ou mais empresas concessionárias como as: ABPF, ABOTTC, VALE, FCA e a MRS.
(A MRS Logística é uma concessionária que controla, opera e monitora a Malha Sudeste da Rede Ferroviária Federal.)
O Governo Federal ao vender RFFSA e outras estatais percebeu que deveria criar “agências regulamentadoras e controladoras” como são a Anatel e a Aneel. No âmbito de transportes terrestres foi criada a ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres (www.antt.gov.br) a qual ficou incumbida toda regulamentação e fiscalização no que diz respeito à rodovias e ferrovias.
A ANTT esteve no dia 19 de fevereiro de 2003 na nossa região, fotografando e registrando, todo tipo de problema encontrado na nossa linha férrea. O abandono desde 1996 (quando da assinatura da concessão) nos trouxe descaso por parte também da própria população, aquela que só enxerga os..., e que parece ter prazer em dizer que não há o que fazer por aqui e ver TODO O NOSSO PATRIMÔNIO e linhas, definhar. Só não vê quem não quer. A região é carente de tudo, precisamos trabalhar em equipe para mudar o cenário econômico regional..
Não há geração de empregos, não há um comércio sólido e em crescimento, É preciso novos cursos no ensino superior , não há notícias de novas indústrias indústrias (que tal montagem de computadores entre outras - poluição quase zero), e nem temos Turismo. Antes que eu me esqueça... o “dublê de estrada” que é o acesso a nossa cidade está uma vergonha! Precisa ter a sua obra continuada. Cadê as promessas que beiram aniversário de 10 anos? Precisamos atitudes, mais que de boa vontade!(chega de talvez, quem sabe...)
A ANTT e seus representantes que aqui estiveram não estavam a passeio. Aliás, você sabia que a nossa linha férrea ia até Cruzeiro, Vai até o Rio de Janeiro, até BH, São João Del Rei, e também chama Linha centro oeste Mineira ?
Gostaria de deixar claro que o Projeto Maria Fumaça, não é um projeto politiqueiro, e sim um projeto fomentador e que só trará benefícios para nossa sofrida região onde pretendemos implanta-lo. Aliás, sabe aquelas Locomotivas que trafegavam aqui desde as épocas áureas e do Trem da Serra, hoje elas estão espalhadas por ai... São João Del Rei, Santos Dumont, Ouro Preto, Mariana, São Sebastião do Paraíso, Três Corações e em São Lourenço aqui em MG tem uma fazendo a alegria dos seus visitantes e da população. Lembra da Rotunda de Ribeirão Vermelho? Ela está sendo deteriorada pelo tempo e ação de vândalos. Uma pena e uma vergonha para todos nós que não temos, a princípio, os mesmos atributos que a cidade onde hoje está parada uma Maria Fumaça em exposição, servindo de morada de mendigos, que representa a memória de nosso passado glorioso e que por isso mesmo devemos nos unir e ajudar para que o projeto ganhe vida. Participe, ajude e procure conhecer o projeto. Em breve estaremos lançando a nossa Associação - (Associação de Preservação do Patrimônio Ferroviário local) Nome ainda indefinido. Mais uma vez: - nós somos a parte mais importante de todos este processo. O projeto não vislumbra “apenas” o Turismo. Visa o bem estar geral, o desenvolvimento econômico, social e cultural dos locais onde vivemos e dos quais seremos eternos responsáveis. Pensem nisso!
Sem a implantação de um Projeto como esse que proponho: O projeto Maria Fumaça, estaremos nos igualando, em sentido figurado, claro, ao sertanejo. Insistente na sua sina, não se abala com a escassez de chuva, de comida, de remédio. Mas, sem chuva, o grão não vinga o gado não come e não reproduz e nem produz leite, o povo não come e se não come não obtém saúde e com isso não tem a menor chance para o trabalho... Semear, colher, ordenhar, cuidar dos seus.
Aí sim, podemos dizer que somos realmente fortes!!
Quem é quem?
FERROVIA CENTRO ATLANTICA- http://www.fcasa.com.br/
MRS,
http://www.mrs.com.br/
A MRS Logística é uma concessionária que controla, opera e monitora a Malha Sudeste da Rede Ferroviária Federal.
STEFBH - SINDICATO DOS FERROVIÁRIOS DE MG
http://www.stef
OSCIP / ONG Movimento Nacional dos Amigos do Trem
CNPJ: 04.717.670/0001-84 - http://www.amigosdotrem.com.br/
ABPF,
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PRESERVAÇÃO DA FERROVIA -
http://www.abpfsp.com.br/
ABOTTC,
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE OPERADORAS DE TRENS TURÍSTICOS E CULTURAIS.
http://www.abottc.com.br/
FCAbh.org.br/
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