15/12/2011 - Diário da Manhã
Com o objetivo de viabilizar o transporte de passageiros sobre trilhos entre Brasília e Luziânia, ministros, governadores e parlamentares assinaram nesta quinta-feira (15) um acordo de cooperação para realização dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Sócio-Ambiental (EVTEA), passo fundamental para o início dos trabalhos.
A solenidade lotou o auditório do Ministério da Integração, em Brasília. A coordenação do comitê técnico da ferrovia está a cargo da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).Atualmente a ferrovia é utilizada apenas para o transporte de cargas. Com a mudança, deverá beneficiar cerca de 500 mil habitantes que moram na região. Segundo o diretor-superintendente da Sudeco, Marcelo Dourado, os estudos prévios são peças fundamentais para que ocorra a licitação para outorga da linha e para que ela possa começar a operar com o objetivo de desafogar o trânsito no DF e no Entorno. “A ferrovia vai sair”,comemorou Dourado.
Foram signatários do documento o ministro da Integração Nacional, Fernando Coelho, o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Oliveira Passos; o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz; o governador de Goiás, Marconi Perillo; o diretor-superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste, Marcelo Dourado; o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo; e o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Jorge Ernesto Pinto Fraxe.
Ao falar ao auditório completamente lotado de populares e lideranças do Entorno, o governador Marconi Perillo disse que a viabilização da linha férrea para o transporte de passageiros significa bem mais do que a concretização de um sonho pessoal. “É o resgate de um compromisso que fiz em diversas oportunidades durante minha passagem por Luziânia, Valparaíso, Cidade Ocidental e Novo Gama na campanha eleitoral”.
Marconi disse que se empenhará, juntamente com o governador Agnelo Queiroz e os outros atores envolvidos no projeto, para que algumas etapas sejam antecipadas com o objetivo de acelerar o cronograma de licitação, obras e inauguração da linha. Lembrou ainda que em 2012 goiano deverá iniciar uma série de intervenções em rodovias da região do Entorno para melhorar o transporte na região.
O Distrito Federal tem mais de 1 milhão e 300 mil carros, uma média de um carro para cada duas pessoas e Brasília recebe boa parte desse fluxo de veículos. As largas avenidas já não comportam mais a quantidade de veículos que transitam por elas.
Nos arredores do Distrito Federal, toda manhã, milhares de pessoas permanecem em longas filas à espera, presas em um trânsito lento. Quem há dez anos levava 15 ou 20 minutos para chegar ao local de trabalho ou de estudo agora gasta, segundo estudos da Sudeco, cerca de duas horas.
Uma das formas de solucionar esse problema é a ferrovia que hoje liga a cidade de Luziânia ao Distrito Federal, mais exatamente na Rodoferroviária. Essa região é chamada de Entorno Sul. Cerca de 600 mil pessoas moram nessa região. Por enquanto a ferrovia está sendo utilizada para cargas, mas ela pode ser utilizada para o transporte misto de cargas e passageiros.
A ferrovia, que é de bitola métrica, comporta perfeitamente um veículo leve, o conhecido VLT, que pode desenvolver uma velocidade de 80 a 100 km/hora. São necessárias apenas reformas e adaptações na linha existente, principalmente para implantar estações de passageiros. Calcula-se que até o final de 2012 a linha já possa estar operando.Com uma opção de transporte de qualidade e mais barato, estima-se que entre 80 e 100 mil carros deverão deixar de circular na região. Em cada viagem o trem pode transportar cerca de 1.400 pessoas.
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