Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: O Trem Costa do Sol, projeto que vai interligar o Nordeste, partindo de Salvador (BA) a São Luís (MA), vai começar a tomar forma
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
O Trem Costa do Sol, projeto que vai interligar o Nordeste, partindo de Salvador (BA) a São Luís (MA), vai começar a tomar forma na próxima...
O Trem Costa do Sol, projeto que vai interligar o Nordeste, partindo de Salvador (BA) a São Luís (MA), vai começar a tomar forma na próxima sexta-feira, com a assinatura do acordo de cooperação entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
 
Conforme o superintendente da entidade, Luiz Gonzaga Paes Landim, o projeto deve começar a ser executado pelo trecho de João Pessoa ao Recife, que deve ser o mais dinâmico.
 
A assinatura do convênio será feita durante o II Fórum Nordeste 2030: Visão Estratégica de Longo Prazo, que objetiva definir soluções para diminuir as desigualdades da região perante o País e fortalecer a indústria nordestina.
 
Luiz Gonzaga afirmou que a execução do projeto depende dos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental, e que será uma parceria público-privada, para garantir a agilidade de seu desenvolvimento. Segundo ele, o trem fará o percurso de Salvador a São Luís, mas, inicialmente, a atenção será para as áreas mais dinâmicas.
 
“Destacamos Salvador e Costa do Sauípe, na Bahia, Recife e Porto de Galinhas, em Pernambuco, Natal e Pipa, no Rio Grande do Norte, e Fortaleza e Canoa Quebrada, no Ceará, mas a Paraíba tem destaque porque o trecho de João Pessoa ao Recife é o mais dinâmico.
 
Com o trem em funcionamento, vamos garantir o fluxo de pessoas e de riquezas entre as cidades, que, em alguns anos estarão unidas como um conglomerado”, explicou o superintendente da Sudene.
 
Ele afirma que o Trem Costa do Sol será uma opção para a mobilidade, no que se refere ao turismo, considerando que o Nordeste não tem uma malha aérea dinâmica, além de desafogar as rodovias. “O acesso ao Aeroporto Internacional de Jaboatão dos Guararapes estará facilitado, sendo a rota de trem bem mais viável do que pela rodovia”.
 
Economia da região será beneficiada, finaliza.

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top