Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: De Norte a Sul, de Oeste a Leste
Author: Anderson Nascimento
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  Na tentativa de fazer os sistema de transportes brasileiro voltar para os trilhos,o governo federal toca uma série de projetos, que p...
 
Na tentativa de fazer os sistema de transportes brasileiro voltar para os trilhos,o governo federal toca uma série de projetos, que pretendem baratear os custos logísticos, encurtar as distâncias e evitar contratempos comuns atualmente,como a perda de contratos pelo demora no embarque nos portos,e longas filas de caminhões à beira de rodovias que dão acesso a terminais portuários.
A Ferrovia Norte-Sul cortará o País desde o norte do Pará até o extremo sul do Rio Grande do Sul,servindo como corredor logístico. Dos 2 mil quilômetros previstos para sua sua extensão,apenas um trecho de 719 quilômetros,entre Açailândia,na divisa entre o Pará e o Maranhão,e Palmas,no Tocantins, está em operação,subconcedido à Vale, que o utiliza para transporte próprio de minério.

A Valec, estatal que constrói a Ferrovia, promete entregar até dezembro deste ano outro trecho, de 855 quilômetros, ligando Anápolis à capital de Tocantins,e em junho de 2014 os 983 quilômetros entre Ouro Verde (GO) e Estrela D"Oeste (SP).

Os três trechos finais da Ferrovia - entre Açailândia e o litoral do Pará,de Panorama SP) a Chapecó (SC) e de lá até Rio Grande (RS) ainda não têm data para sair do papel. O primeiro já possui Estudo de Viabilidade Técnica,Econômica e Ambiental,mas nos demais a elaboração ainda está em curso.

Nordeste - Na Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) as obras avançam.O primeiro trecho, entre Ilhéus, no sul da Bahia,e Catité,no centro do estado,devem ser entregues pela Valec até o fim do ano que vem.O lote seguinte,até Barreiras,no oeste baiano também está em construção, mas as obras demorarão um ano a mais, previstas para serem finalizadas em dezembro de 2015.

"Seria muito bom se a Fiol já estivesse pronta,mas ela enfrentou obstáculos,como qualquer obra de engenharia civil,na sua execução", afirmou em serminário sobre logística o ministro dos Transportes,César Borges."Foi necessário rever todo o projeto básico,desenvolver o projeto executivo e atender às exigências do TCU (Tribunal de Contas da União) e do Ibama para,então, dar continuidade à obra",completou o ministro, ao justificar o atraso.

O trecho final,ligando Barreiras à Ferrovia Norte Sul,em Figueirópolis,no estado de Tocantins, já dispõe de Estudo de Viabilidade Técnica,mas deve ser concedido à iniciativa privada antes de sua construção.

Fonte: Jornal do Commercio
Publicada em:: 23/10/2013

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