Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: Obras da Estação Férrea e na Tiradentes visam dar nova aparência ao Centro
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
Avenida vai ser alargada e receber alças de acesso, enquanto que a Estação passa por restauro para se tornar espaço cultural e turís...


Avenida vai ser alargada e receber alças de acesso, enquanto que a Estação passa por restauro para se tornar espaço cultural e turístico
A Prefeitura realiza obras que vão melhorar a região central em diferentes aspectos: desde o trânsito e os acessos até seu potencia turístico e sua estética. O ‘coração da cidade’ tem seu principal cartão postal em processo de restauro: a Estação Ferroviária da cidade vai ficar com a aparência de 100 anos atrás, quando seu último prédio foi inaugurado.
Já seu entorno também recebe melhorias. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano vai construir duas alças de acesso e alargar a Avenida Tiradentes visando agilizar o trânsito local e orientar melhor o tráfego de veículos. O local já está sendo preparado para receber as intervenções viárias, com a construção de um muro de proteção próximo às casas tombadas que irá recuar a calçada para alargar a Tiradentes em 1,5 m.
Saiba mais sobre as obras: Estação de Trem vai virar centro turístico e cultural
Quase cem anos depois de sua construção, o prédio da Estação Ferroviária de Louveira passa por um processo de restauração que promete resgatar a ‘aparência’ dos tempos em que recebia viajantes de todas as regiões do País. Com a obra, a Prefeitura pretende transformar o principal cartão postal da cidade em um espaço cultural, turístico e de convício social.
As intervenções são feitas com muito critério para não descaracterizar o imóvel que é patrimônio histórico tombado pelo Condephat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo).
A empresa contratada pela Prefeitura restaurou toda a estação incluindo pisos, teto, fachada e estruturas metálicas. Fundamentais para o resgate estético do prédio, as quatro fachadas de azulejos receberam uma atenção especial: foram resgatadas 1.500 unidades das 4.450 peças desses azulejos, e o restante foi recomposto com réplicas dos originais.
Além do restauro, será construída uma calçada contornando a Estação Ferroviária até o início da Rua 21 de março.
Ampliação da Av. Tiradentes prevê agilizar trânsito local

Além do alargamento da via, a Av. Tiradentes vai receber duas alças nas esquinas entre a Rua José Niero e a Avenida Tiradentes, sendo uma de acesso e outra de saída do Bairro Vila Pasti. Após a conclusão da obra, o motorista que trafegar pela José Niero, no sentido Jundiaí-Centro, e quiser acessar a Vila Pasti entrará direto no bairro por uma alça em formato de arco. E, para sair do bairro e seguir sentido Centro, o motorista terá que pegar uma outra alça, de saída da Tiradentes. As obras vão descongestionar o trânsito no local, que fica concentrado nas duas esquinas entre as vias Tiradentes e José Niero.

Fonte: http://louveira.sp.gov.br/site/conteudo/2547/obras-da-estacao-ferrea-e-na-tiradentes-visam-dar-nova-aparencia-ao-centro

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top