Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: Moradores se unem para reformar a estação ferroviária de Águas da Prata
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
Prédio estava abandonado e obra deve ficar pronta em até três semanas. Como local pertence a União, a Prefeitura da cidade não pode faze...

Prédio estava abandonado e obra deve ficar pronta em até três semanas.
Como local pertence a União, a Prefeitura da cidade não pode fazer nada.


Moradores de Águas da Prata se juntaram para
reformar a estação (Foto: Eder Ribeiro/EPTV)


Os moradores de Águas da Prata (SP) cansaram de esperar pelo poder público e resolveram se unir para reformar a estação ferroviária. O patrimônio histórico do município está praticamente abandonado.
Apenas uma vez por dia o trem passa em frente à estação, mas o espaço é extremamente importante para a cidade. A população resolveu agir por não aguentar mais aguentar ver um patrimônio da cidade sem estrutura.
Ao todo são 20 voluntários e, para a reforma, cada um ajuda como pode. O pintor Luis Fernando Sacardo dos Santos trouxe os funcionários e está doando a mão de obra. "É bom para outras pessoas quererem ajudar e poder colaborar com a cidade", afirmou.
As mulheres lixam as paredes. A artística plástica Ângela Bonfante não nasceu no município, mas a família toda vive na cidade. O amor por Águas da Prata a fez doar o tempo livre.
"No primeiro momento a gente achava que era só uma limpeza, uma pintura, mas quando você vai mexer mesmo, você vê que está precisando trocar a madeira, que está precisando trocar o forro", disse Ângela.
Tudo começou por iniciativa de uma comerciante que tinha uma ideia bem mais modesta. "A ideia surgiu por conta do Natal, nós vamos iluminar o outro pavilhão e esse estava muito abandonado, então nós resolvemos dar uma arrumadinha nele", contou a comerciante Magda Cristina Franciscato.
Reforma da estação ferroviária deve ficar pronta
em três semanas (Foto: Eder Ribeiro/EPTV

Material doado
Ela procurou a Prefeitura, que não pode fazer a reforma porque o imóvel é da União, mas deu as tintas. O material, como areia, cimento e tábuas, foi doado. Dessa maneira a estação está renascendo. O prédio foi erguido pela Companhia Mogiana em 1919 e os trens de passageiros passaram pelo local até 1976.

"Nós vínhamos passar as férias aqui em São João da Boa Vista, Águas da Prata. Um ano em particular nós desembarcamos aqui em Águas da Prata, ficamos em uma pensão que tinha nessa rua que era muito movimentada", lembrou a aposentada Marcia Del Fiore.
Agora a esperança é deixar tudo como era antes. A previsão dos moradores é de terminar as obras em três semanas. A Prefeitura e a população devem se reunir e pensar no que fazer na estação.
Uma das ideias é criar um museu com toda a história da cidade e com um espaço dedicado à Revolução de 1932. Também transformar o espaço em um galpão cultural para evitar que fique abandonado novamente. "A gente tem a intenção de transformar isso daqui em um espaço cultural", garantiu Magda.
O trabalho começa bem cedo e durante o dia vai mostrando os resultados. A parede toda descascada, destruída, fica mais bonita. E em breve, o espaço pode voltar a ser um cartão postal para Águas da Prata. "Vai ficar muito bonito e é gratificante a gente vê depois tudo pronto. Isso aqui e todo mundo elogiando o trabalho que foi feito", finalizou Luis Fernando.


About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top