CFVV CFVV Author
Title: ABIFER na mídia: O excelente “Encontro com Vicente Abate” no Sinferp
Author: CFVV
Rating 5 of 5 Des:
Após “Um curso breve sobre a história das ferrovias em São Paulo” – ministrado por Paulo Roberto Filomeno, o Encontro com Peter L. Alouche ...
Após “Um curso breve sobre a história das ferrovias em São Paulo” – ministrado por Paulo Roberto Filomeno, o Encontro com Peter L. Alouche – “Por que não VLT?” -, a Campanha São Paulo Trem Jeito realizou, na noite de ontem (03), o Encontro com Vicente Abate, Presidente da ABIFER - Associação Brasileira da Indústria Ferroviária.

Com a apresentação de Vicente Abate, a Campanha chegou a sua terceira apresentação, até o momento, no ano de 2012.

Realizado na sede social de nosso sindicato, em Osasco – SP, teve por objetivo o compartilhamento dos planos presentes e futuros da indústria e do transporte ferroviário de cargas e de pessoas no Brasil.

Entre os presentes o engenheiro Peter L. Alouche - consultor em transporte de alta capacidade -, o arquiteto Marcos Kiyoto - que será o próximo e a se apresentar na Campanha São Paulo TREM Jeito -, ferroviários, profissionais e estudantes de comunicação social, engenharia e logística, além de dirigentes do SINFERP.

Em clima descontraído, amigável, e muito participativo, como têm sido todos os encontros, Vicente Abate falou dos investimentos de 1,5 bilhões aplicados na indústria ferroviária entre os anos de 2003-2013, para ampliação e modernização das instalações fabris existentes, novas fábricas e novas tecnologias.

Em relação aos investimentos do transporte de passageiros na cidade de São Paulo, Vicente Abate destacou a extensão da linha 9 da CPTM: Grajaú - Varginha, o expresso ABC, expresso Oeste-Sul, ligação Alphaville e linha 13 – Aeroporto Guarulhos.

Sobre os projetos em estudo, destacou a volta dos Trens Regionais e o TAV – Trem de Alta Velocidade. Na opinião de Vicente Abate, o Brasil possui tecnologia para implantação destes trens, porém, reconhece que falta investimento em infraestrutura para uma rápida implantação dos mesmos.

“Até temos infraestrutura, porém, por ser antiga, não permite acelerarmos o crescimento do modal”, declarou Abate.

Outra questão abordada foi à qualificação da mão de obra ferroviária - “a qualificação da mão de obra também é uma de nossas prioridades, por isso a ABIFER é um dos apoiadores da CEPEFER – Centro de Estudos e Pesquisas Ferroviárias e Rodoviárias - um programa de educação continuada”, disse Abate.

Vicente Abate finalizou a apresentação dizendo que “uma ferrovia forte, mais uma indústria forte, é igual a um país desenvolvido”.

Fonte: SINFERP
Publicada em:: 04/07/2012

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top