03/07/2012 - O Dia Online
A empresa paulista TTrans Sistemas de Transportes S/A, que já
presta serviço para o MetrôRio e a SuperVia, deve ser a responsável
pelos novos 14 bondes que vão circular em Santa Teresa.
A abertura dos envelopes do processo de licitação ocorreu nesta
terça-feira, mas, segundo o governo do estado, ainda serão analisados os
recursos e documentações das empresas participantes da concorrência
pública antes da divulgação oficial da escolhida.
Quatro empresas se inscreveram para participar da concorrência, mas
apenas duas atendiam aos pré-requisitos do edital. Em 2011, a TTrans
firmou contrato com a Central Logística, do governo do estado, para
manutenção de bondes.
Este ano, a companhia assinou contrato com o MetrôRio para fornecer
suporte técnico, acompanhar e fiscalizar dos 19 trens comprados na
China. Já a SuperVia contratou a empresa para a instalação de
ar-condicionado em 30 trens ano passado.
Em 2005, a TTrans já havia assinado outro acordo com a Central
Logística para restauração de 14 bondes — o mesmo número que agora será
fabricado pela empresa paulista.
A finalização do processo de licitação não significa que o sistema de
transportes em Santa Teresa vai voltar a operar logo. Somente o
protótipo do bondinho, que terá 24 lugares, demora um ano e meio para
ficar pronto. Dessa maneira, o primeiro carro só deve ser entregue ao
Estado no fim de 2013. A revitalização total só será concluída em 2014.
Mais trechos licitados
Outros dois editais — para aquisição de trilhos adequados e para
reformulação das estações Carioca e Silvestre — devem ficar prontos nos
próximos dias. A revitalização do sistema de bondinhos de Santa Teresa
deverá incluir a circulação dos veículos sobre trilhos durante toda a
madrugada.
A previsão é criar um circuito cultural Lapa-Santa Teresa. Ano
passado, cinco pessoas morreram e 57 ficaram feridas após o bondinho
descarrilar quando descia a Rua Joaquim Murtinho. Entre os mortos,
estava o motorneiro.
Foto: Reprodução
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