O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, afirmou que o sistema sobre trilhos terá "papel prioritário" nos esforços do governo para modernizar a cadeia logística do país. A declaração foi feita durante a 17ª edição da Feira Negócios nos Trilhos, em São Paulo.
Apesar da prioridade dada ao tema, os leilões de concessões de ferrovias não têm data para acontecer e dependem de uma série de diálogos e "conclusões de estudos" com a iniciativa privada, disse o ministro.
Altamente dependente de rodovias, o transporte de carga do país tem hoje apenas 30% do fluxo por meio de ferrovias. "Atrair cargas para o transporte ferroviário é um imperativo para atender os grandes centros de produção e principais portos de embarque", disse.
Na visão de Passos, a ampliação da malha ferroviária é o melhor caminho para baratear o frete e reduzir os demais custos de logística. Há hoje 20 grupos empresariais interessados em projetos de ampliação da malha.
"Teremos 71 propostas examinadas pelo governo para dar passo a essa expansão, onde se localizam os grandes centros de produção que precisam de escoamento a custos de frete menores", diz.
Até 2016, a Associação Nacional dos Transportes Ferroviários (ANTF) projeta um crescimento de 12,5% na movimentação de cargas ferroviárias, com alcance estimado de 550 milhões de toneladas úteis.
Fonte: G1
Publicada em:: 16/11/2014
Apesar da prioridade dada ao tema, os leilões de concessões de ferrovias não têm data para acontecer e dependem de uma série de diálogos e "conclusões de estudos" com a iniciativa privada, disse o ministro.
Altamente dependente de rodovias, o transporte de carga do país tem hoje apenas 30% do fluxo por meio de ferrovias. "Atrair cargas para o transporte ferroviário é um imperativo para atender os grandes centros de produção e principais portos de embarque", disse.
Na visão de Passos, a ampliação da malha ferroviária é o melhor caminho para baratear o frete e reduzir os demais custos de logística. Há hoje 20 grupos empresariais interessados em projetos de ampliação da malha.
"Teremos 71 propostas examinadas pelo governo para dar passo a essa expansão, onde se localizam os grandes centros de produção que precisam de escoamento a custos de frete menores", diz.
Até 2016, a Associação Nacional dos Transportes Ferroviários (ANTF) projeta um crescimento de 12,5% na movimentação de cargas ferroviárias, com alcance estimado de 550 milhões de toneladas úteis.
Fonte: G1
Publicada em:: 16/11/2014
Opinião!!!
Enquanto isso nas péssimas estradas brasileiras e no bolso de quem tem que pagar um dos km/rodados mais caros do mundo:
Milhares de acidentes todos os anos! |
Milhares de mortes todos os anos! |
Impostos altíssimos e, ainda, PEDAGIOS! |
Afinal de contas, ter um automóvel no Brasil é pertencer a uma nova classe!!! |
Transporte coletivo de péssima qualidade e a um custo elevado! |
Reajustes de passagem corriqueiros, sempre com uma grande margem de LUCRO para os empresários e queda na qualidade dos serviços. |
Conforto e segurança a um custo elevado! |
Terminais rodoviários lotados e com péssimo serviço! |
Estradas ruins e lotas, jornadas de trabalho abusivas, nem todos chegam ao destino final! |
Carro de passageiros abandonado no distante cemitério ferroviário do distrito de Macaia - MG. Afinal, lá quase ninguém viu que ele chegou rodando pelos trilhos e hoje é sucata! |
Interior do Carro de Passageiro em Aço Carbono da RFFSA - Distrito de Macaia MG - Antes de ser abandonado este carro era utilizado no Trem Turístico de Angra dos Reis x Rio Claro (RJ). |
Postar um comentário
Postar um comentário