Anderson Nascimento Anderson Nascimento Author
Title: Abiove, Agrovia e Faep pedem desinvestimento na fusão ALL-Rumo
Author: Anderson Nascimento
Rating 5 of 5 Des:
Entidades exigem que empresas façam desinvestimento na operação A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abi...
Entidades exigem que empresas façam desinvestimento na operação




A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), a operadora logística especializada no transporte de açúcar Agrovia e a Federação da Agricultura do Paraná (Faep) fizeram sustentação no plenário do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) contra a fusão da América Latina Logística (ALL) com a Rumo, do grupo Cosan. As entidades e a Agrovia pediram ao tribunal que as empresas sejam obrigadas a fazer "desinvestimento" na sua operação ferroviária para que a fusão seja aprovada.

Na linguagem jurídica do órgão antitruste, isso significa alienação de ativos. A defesa foi feita pelos advogados da Abiove, Agrovia e da Faep, que sugeriu também a obrigatoriedade de metas de transporte de carga de terceiros pela empresa que poderá surgir da fusão. A corte administrativa julga neste momento a fusão ALL-Rumo. O defensor da ALL afirmou na tribuna que a empresa tem "uma postura de falta de capacidade" e não "atende bem seus clientes".

A defesa da ALL-Rumo, contudo, afirmou que existem "elevados custos" para manter uma estrutura logística ferroviária com frete que concorra com caminhões, o que justificaria a união entre as duas principais concessionárias do Sudeste. O argumento da empresa é de que ALL e Rumo unidas fariam novos investimentos para ampliar a capacidade de transporte e, assim, atender melhor a carga de terceiros.

O conselheiro Gilvandro Araújo iniciou a leitura de seu voto sobre a fusão. A expectativa é de que ele oriente os demais membros do Cade pela aprovação da fusão, aplicando os chamados "remédios" para corrigir distorções à livre competição de mercado que a fusão possa implicar.

Fonte: Globo Rural
 

About Author

Advertisement

Postar um comentário

 
Top